PROJETO ‘MEU MELHOR DEFEITO’ DEBATE A DIVERSIDADE NAS PUBLICIDADES

O projeto Meu Melhor Defeito surgiu em 2018, mas recentemente após a repercussão da PL 504 que pretendia proibir publicidades com representações LGBTQIA+ eles retornaram, apresentando um vídeo muito importante sobre o tema.

A campanha do “Meu Melhor Defeito” diz: “Bem-vindos e bem-vindas à propaganda. Temos um convite para você, que está chegando agora: traga seu melhor defeito. Sabe aquilo que você acha que ninguém devia saber? Aquela opinião, aquele jeito de ser, a forma como você acredita que as coisas devem ser feitas? Você vai ouvir por aí para deixar isso pra lá, que o mercado “é assim mesmo” e você é quem precisa se adaptar. Vão tentar te botar em caixinhas. Não se encaixe. Quebre as bordas. Não se esconda, não se culpe, não tenha nada para disfarçar. O mercado precisa de você, que acabou de chegar. Não prometemos que vai ser fácil, nem gostoso, nem bonito sempre, mas já tem um monte de gente por aí mostrando que vale, e muito, a pena”.

O projeto traz dicas e mostra o trabalho de quem está conseguindo mudar o mercado, de projetos que estão aí para questionar o status quo, de grupos para trocar conselhos e muito mais. Em 2017, o Brasil foi o quarto país mais premiado no Festival de Cannes, mas será que tudo que tem sido inscrito é real? Atualmente 65% das mulheres e 70% dos negros não se identificam com a forma como são retratados na propaganda. 90% das mulheres e 76% dos homens do mercado de comunicação de São Paulo já sofreram algum tipo de assédio moral ou sexual. Menos de 20% dos criativos nas agências de propaganda são mulheres. E a cada mil funcionários nas 50 maiores agências do Brasil, apenas 35 são negros. Portanto, se 53% da população no Brasil é negra, 3,5% é a porcentagem de negros dentro das agências.

Este guia foi criado por líderes do mercado: pessoas com 30 anos de carreira ou 3, mas que já perceberam que o que antes era visto como defeito, hoje é exatamente o que a indústria da comunicação precisa para sobreviver. Eles se reuniram através do Papel & Caneta, um projeto sem fins lucrativos que une criativos e criativas para trabalhar ao lado de ativistas em diferentes causas pelo mundo. Representatividade, diversidade, pluralidade: chame como quiser, o fato é que está em falta no mercado.

Confira o vídeo da campanha mais recente:

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