TOP 5 SÉRIES SOBRE RELACIONAMENTO GAY, AS FAMOSAS ‘BL’ OU ‘BOYS LOVE’

Yaoi (em japonês: やおい| “iá-ô-í”) é um gênero de publicações que tem o foco em relações homoafetivas entre dois homens. O termo se originou no Japão e inclui principalmente dōjinshis. Atualmente, no Japão e no mundo, o termo “Boys Love” (ou BL) é o mais utilizado em trabalhos profissionais.

Não se sabe ao certo como a nomenclatura Boys Love surgiu, mas acredita-se que o slogan “BOYS LOVE COMIC” da revista “IMAGE” em 1991 deu origem à expressão Boys Love (ou apenas “BL”). Os responsáveis pela revista também pensaram que outras palavras como “JUNE”, “tanbi” e “yaoi” não eram suficientes para descrever o conteúdo da revista, que enfatizava o enredo ao invés dos elementos sexuais, porém, eles não imaginavam a proporção que chegaria o BL, que passou a ser usado como termo oficial. Apesar de “Boys Love” não ter sido a primeira nomenclatura para descrever o conteúdo homoafetivo em mangás, foi ela que ganhou espaço em revistas comerciais no Japão, sendo um termo para se referir aos trabalhos profissionais de mangakás. Além disso, o “Boys Love” tornou-se popular em países como Coréia do Sul, Tailândia, Estados Unidos e entre outros.

Existem vários fatores que atraem o público a consumir mídia BL. Isso inclui personagens masculinos bonitos, “amor puro” idealizado e relacionamentos dinâmicos que não são regidos por normas sociais. O gênero também permite que os leitores explorem a si mesmos e sua sexualidade. Os personagens masculinos nas histórias de amor dos meninos podem ou não se identificar como homossexuais; na maioria das vezes, eles se sentem atraídos por outro personagem masculino, independentemente do sexo. Freqüentemente, há quase nenhuma personagem feminina nas histórias de amor dos meninos. 

Existem dois “papéis” essenciais nos relacionamentos nas obras de Boys ‘Love; o “seme” (攻 め) ou “o dominante”, e o “uke” (受 け) ou “o receptivo”. O seme é o personagem masculino dominador, enquanto o uke é o personagem mais submisso e feminino dos dois. Curiosamente, os papéis de gênero heteronormativos são mantidos dentro dessa dinâmica. Nem todas as obras de romance homoerótico apresentam personagens afeminados, cavalheiros esguios ou rapazes jovens. 

E com a quantidade de conteúdos que têm sido produzidos em países como Tailândia, Japão, Coréia do Sul e Filipinas os ‘BL’ tem conseguido inclusive evoluir no que diz respeito a nossa percepção ocidental de como devem ser as relações gays. Reunimos abaixo, algumas das séries que têm tido bastante sucesso e que ao mesmo tempo trazem bons questionamentos para o público e para a própria indústria de BL.

Confira:

1 – I Told Sunset About You

2 – Lovely Writer

3 – Gaya Sa Pelikula

4 – TharnType

5 – Together With Me

Siga o Alguém Avisa no seu Canal no YouTube e confira conteúdos especiais.