UFPEL APROVA RESERVA DE VAGAS PARA PESSOAS TRANS E TRAVESTIS NA PÓS-GRADUAÇÃO

Conquista para o movimento LGBTQIA+. A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) aprovou, por unanimidade via Conselho Universitário, uma normativa que garante a reserva de vagas para ingresso de pessoas transexuais e travestis em todos os programas de pós-graduação.

A medida, que prevê a reserva de 5% das vagas de todos os PPGs para a comunidade trans e travesti, valerá a partir das próximas seleções regulares de Mestrado e Doutorado.

Ressaltamos a importância da Política de Ação Afirmativa para a diminuição das desigualdades que permeiam os índices educacionais do Brasil.

Segundo pesquisa da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), 70% da comunidade não concluiu o Ensino Médio, enquanto apenas 0,02% está hoje no Ensino Superior. O levantamento ainda revela que 90% têm como fonte de renda o trabalho sexual, o que expõe essa população a inúmeros riscos.

Os dados refletem diretamente a realidade de pessoas que sofrem violências físicas e simbólicas por conta de sua identidade e expressão de gênero, as afastando de seu direito fundamental à educação.

A educação é um direito de TODES!

Siga o Alguém Avisa no seu Canal no YouTube e confira conteúdos especiais.