CONHEÇA MAIS SOBRE O NÚCLEO ‘QUEERIST’ E SUA A BIBLIOTECA LGBTQIA+

O QueerIST é um núcleo queer (LGBTI+) de estudantes do Instituto Superior Técnico (IST) que visa incluir, informar e dialogar. Não temos fins lucrativos. O que fazemos parte de um pequeno conjunto de pessoas, mas destina-se a todas.

Nascemos como forma de eliminar a invisibilidade e isolamento dos membros da comunidade queer do IST, principalmente face à sua presença significativa dentro do corpo estudantil.

Constatámos a necessidade da existência de um grupo que sensibilize e promova a integração de todos os membros da comunidade por via da aceitação e nunca por omissão. O QueerIST foi formalizado como Secção Autónoma (SA) da Associação dos Estudantes do IST (AEIST) a 6 de dezembro de 2017, marcando assim o nosso nascimento, e tem desde então criado uma comunidade unida, que acolhe qualquer pessoa que queira juntar-se e criar um ambiente mais inclusivo, informado e disposto a dialogar, no IST e em Lisboa.

Realizamos várias atividades, abertas a toda a gente, desde as mais educativas (como tertúlias e conversas) até às mais recreativas (como churrascos e piqueniques), passando por sessões de cinema, tardes de convívio e mais; podes ver tudo na secção Eventos do nosso site. Mantemos ainda uma biblioteca com obras queer e relacionadas de forma a facilitar o acesso a uma cultura mais inclusiva; além de ainda atuarmos em outras iniciativas fora da faculdade, como por exemplo participando na Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa, todas as quais podes descobrir na secção Projetos daqui.

A Biblioteca do QueerIST é uma biblioteca especializada de temática LGBTI+ que preserva o património do QueerIST e acolhe obras de relevância para a sua comunidade, através da sua coleção permanente e de coleções disponibilizadas por membros e pessoas amigas do QueerIST.

A Biblioteca tem a missão de preservar, divulgar e disseminar obras de temática queer a quem não consiga ter acesso às mesmas, em particular estudantes do Técnico, outras faculdades, jovens e público em geral.

Para requisitar um livro, basta consultares o catálogo, escolheres e fazeres o pedido lá, e vires buscar num horário e local acordado! Se tiveres livros em casa, podes também cedê-los à nossa Biblioteca.

Para acessar, clique aqui.

Siga o Alguém Avisa no seu Canal no YouTube e confira conteúdos especiais.