GILBERTO PERIN EXIBE EXPOSIÇÃO ‘RETRATOS’ NA GALERIA ESCADARIA EM PORTO ALEGRE

Foto de Gilberto Perin

Um dos ícones arquitetônicos da Capital e palco de outras exposições de arte ao ar livre agora acolhe em definitivo um espaço para, a cada mês, receber um trabalho para transformar o cenário do centro da cidade. Inaugurada oficialmente nesta segunda-feira (1º), sem evento com público, conforme as regras impostas para conter o contágio do coronavírus, a Galeria Escadaria exibe sua exposição de estreia, Retratos, ao longo de 45 metros de extensão do Viaduto Otávio Rocha, na Avenida Borges de Medeiros. São 32 imagens do fotógrafo Gilberto Perin.

Com direção e curadoria do produtor cultural Marcos Monteiro, a galeria a céu aberto leva cor e fôlego aos tempos de pandemia e também parte de uma inquietação do profissional:

— Mesmo antes do fechamento de museus e galerias, menos de 1% da população frequentava esses locais, muito pela imagem elitizada que se tem da arte. A partir de então, veio a ideia de levar mais trabalhos para a rua, proporcionando que mais pessoas participem da cultura.

Com a experiência em eventos externos como o Street Expo Photo, cuja última edição foi realizada em dezembro de 2020 no mesmo local, Marcos levou estruturas de ferro para receber as chapas de PVC que exibem as imagens selecionadas por Gilberto Perin, que também assina os textos. A posição de cada uma delas, mais baixa do que o normal, tem um motivo: aumentar a interação de crianças com as fotografias. Toda instalação, ressalta Monteiro, não gera alterações definitivas na fachada do local. 

Em Retratos, as fotografias são inéditas e foram feitas por Perin nos últimos 10 anos. Ganham destaque na exposição imagens de escritores, atrizes, atores, artistas visuais, músicos, amigos e desconhecidos, jornalistas, modelos, cineastas, indígenas — gente daqui e de fora do país — e também um autorretrato:

— Para mim, essas imagens soam como um ato de libertação e resistência em uma época de convivência limitada e restrições causadas pela pandemia. Reencontrar no meu arquivo imagens de gente sem máscara foi um pequeno oásis em tempos difíceis.

Com acesso gratuito e possibilidade de visitação 24 horas por dia, o trabalho inaugural da Galeria Escadaria estará exposto até 31 de março, na Escadaria Verão.

Fonte: GaúchaZH

Siga o Alguém Avisa no seu Canal no YouTube e confira conteúdos especiais.