MARIA LÉO ARARUNA LANÇA O LIVRO ‘BRICOLAGEM TRAVESTI’

Fotos do livro: Isaac Guimarães

O livro “Bricolagem Travesti” é um compilado de contos, poemas e ensaios. O mote da obra é trazer uma viagem entre a biografia, os atravessamentos dos regimes de poder sobre um corpo trans e a criação de mitologias-outras para se pensar possibilidades ficcionais de como as travestis se constroem.
(Fotos do livro: Isaac Guimarães) 

O livro, costurado à mão pela autora, traz na “bricolagem” um afeto necessário aos nossos futuros, pois se acredita que é entre erros e tentativas, por meio da experiência sensorial e não de um saber especializado, que nós nos criamos e produzimos novos mundos.

Traços 44 – Maria Leo – Foto Thaís Mallon

Maria Léo Araruna, 25, é atriz, performer e escritora. Sua pesquisa artística envolve a criação de mundos e imaginários mitológicos os quais narram possibilidades criativas de (des) construção das identidades travesty e de seus processos de sociabilidade. Alimentando, assim, uma caminhada histórica de epistemologias formuladas por meio dessas corporalidades dissidentes. Durante os anos de 2018 e 2019, apresentou em diversos espaços culturais, tanto do Distrito Federal, quanto de outros estados brasileiros, sua performance “Manifesto Trav(Eco)-Ciborgue”; a qual deu origem à peça de teatro “Transmitologia”, realizada em novembro de 2019.

Também é organizadora do livro antológico “Nós, Trans – Escrevivências de Resistência”, que possui escritas de diversas pessoas trans do Brasil todo; e é autora do livro “Bricolagem Travesti”, um compilado de contos, poemas e ensaios materializados a partir da dúvida irrespondível: “Como são fabricadas as travestis?”.

Para adquirir o livro é só entrar em contato com a autora através do Instagram.

Siga o Alguém Avisa no seu Canal no YouTube e confira conteúdos especiais.