DIA DAS MULHERES: 10 BOLSAS DE ESTUDO PARA MULHERES NEGRAS E TRANS

O Dia Internacional da Mulher é celebrado anualmente. No ano de 1975, o dia 8 de março foi instituído como Dia Internacional da Mulher, pelas Nações Unidas. Atualmente, a data é comemorada em mais de 100 países — como um dia de protesto pelos direitos das mulheres. 

Esse ano, o Alguém Avisa em parceria com a Perestroika vai disponibilizar 10 bolsas de estudo para um dos cursos online da Perestroika. As bolsas serão distribuídas igualmente entre 5 mulheres negras e 5 mulheres trans

O Alguém Avisa é uma plataforma de conteúdo LGBTQIA+. O Projeto que se inicia em Porto Alegre acaba ganhando uma maior visibilidade em todo o Rio Grande do Sul e até mesmo nacionalmente através dos vídeos produzidos pela plataforma. Atualmente, entre o site e as redes sociais, o conteúdo do Alguém Avisa chega a um público de mais de 20 mil pessoas.

A Perestroika nasceu em 2007, como uma escola livre de atividades criativas. Desde o começo, constantemente explorando terrenos ainda pouco investigados dentro da educação. Sempre com um viés criativo, os cursos abordam os mais diferentes assuntos, traduzindo conteúdos contemporâneos de uma forma clara e descomplicada.

Como consequência das constantes experimentações, em 2016, surgiu a Perestroika Online. Uma plataforma digital, onde esses conteúdos inovadores possam quebrar barreiras geográficas e chegar a todos os cantos do Brasil. E ainda contar com a praticidade do ensino online, onde o aluno é o protagonista do seu curso e pode aprender onde e como quiser. O objetivo da Perestroika é ajudar a transformar o mundo num lugar mais criativo, subversivo, sensível e do bem. Acreditando que o aprendizado pode ser mais leve e divertido, que a tecnologia pode aproximar as pessoas tornando-as ainda mais humanas.

SOBRE AS BOLSAS:

A partir do dia 01 de março, vamos disponibilizar nessa matéria um formulário para inscrição. Como as vagas são limitadas, os 20 primeiros a se inscreverem e que estiverem de acordo com as regras da inscrição, passarão por um processo de triagem com os nossos organizadores que farão a seleção das 10 mulheres que receberão as bolsas. 

A escolha será feita em função da ordem de inscrição. Mas nossos organizadores irão entrevistar os inscritos antes de divulgarmos oficialmente as vagas finais, garantindo que as vagas sejam direcionadas para quem realmente precise e possa realizar o curso. Os responsáveis pela seleção serão Daiana Santos e Noah Scheffel. 

Daiana Santos é vereadora de Porto Alegre. Mulher Negra em Movimento. Sanitarista, formada pela UFRGS, Educadora Social (trabalha com população em situação de rua), ativista dos Movimentos Negro, LGBT e Feminista.

Noah Scheffel, homem trans, 34 anos de idade, mãe e pai (nessa ordem) de 2 filhas, militante da causa LGBT+. Fundador e CEO do projeto EducaTRANSforma, projeto focado em capacitar gratuitamente pessoas trans e inseri-las no mercado de tecnologia, além de acompanhar e atender as necessidades sociais deste recorte em toda sua vivência. Formado em Redes de Computadores, pós graduando em Governança de TI, e pós graduando em Políticas e Gestão de Serviço Social. Atualmente Head de Diversidade e Inclusão em uma empresa de investimentos.

As mulheres selecionadas serão divulgadas no dia 8 de março e terão um período de 6 meses para início e conclusão do curso. O curso oferecido é o “Chora PPT”. O Chora PPT Online é um curso sobre como criar apresentações memoráveis e de impacto, focado em conceitos que servem para qualquer tipo de plataforma, seja Powerpoint ou Keynote. Você vai aprender dicas e conceitos sobre todos os aspectos que envolvem a criação de uma apresentação: o entendimento de como o cérebro processa o que ele enxerga, organizações que deixam o layout mais bonito e expressivo, onde e como procurar imagens, animações e transições que complementam a narrativa e como usar o poder do storytelling para transformar slides em uma história com início, meio e fim. 

Após a divulgação dos selecionados é preciso realizar a inscrição até o dia 14 de março, através de instruções que serão encaminhadas aos selecionados. No caso de alguém não se inscrever até esta data, entraremos em contato com o suplente da vaga que terá até o dia 15 de março para realizar a inscrição. Lembrando, que o curso é online e tem um período de 06 meses para iniciar e encerrar o curso. 

Ficou interessado, então não perca. A partir do dia 01 de março, às 08h da manhã o formulário de inscrição estará disponível aqui nesta página, clicando aqui.

Siga o Alguém Avisa no seu Canal no YouTube e confira conteúdos especiais.