PSICÓLOGO LANÇA CURSO SOBRE MELANCOLIA DE GÊNERO NA CLÍNICA LGBTQIA+

Nos últimos anos, presenciamos o termo “gênero” ganhar maior materialidade em diversos espaços do campo público e privado. Tal proliferação discursiva deixa de ser algo apenas das arenas teóricas e percorre o cotidiano de todos nós, em escolas, redes sociais, famílias ou clínicas, provocando um certo desacomodamento de estruturas que, embora estejam sempre presentes, são constantemente encobertas e levadas a permanecer em silêncio.

O presente curso visa a refletir sobre os efeitos dessa emergência, partindo de um percurso introdutório e elucidativo da noção de melancolia de gênero proposto pela autora Judith Butler para pensarmos como o gênero é produzido subjetivamente a partir de determinados procedimentos psíquicos de poder. O curso é destinado a todos os profissionais que trabalham com a escuta e que estejam interessados em psicanálise e gênero. Ele será transmitido ao vivo pela plataforma Zoom. As pessoas interessadas, mas que não puderem realizar o curso nos dias e horários previstos, poderão optar pela modalidade “On Demand”, ou seja, a gravação do curso ao vivo. Os alunes devem optar por uma das modalidades, pois a gravação não será disponibilizada para aqueles que optarem pela aula ao vivo.

As aulas no modo On Demand estarão disponíveis uma semana após o curso ao vivo e poderão ser assistidas dentro do prazo de 20 dias a contar a data de compra. Uma semana antes do primeiro encontro, os alunes receberão um e-mail com as instruções, informações sobre a dinâmica das aulas, um link para acesso à videoconferência e um e-book com todas as bibliografias. Ao final do curso, tanto ao vivo quanto On demand, será emitido certificado de 20h (curso livre) para quem tiver assistido a 75% das aulas. ​

CONFIRA ABAIXO O RESUMO DISPONIBILIZADO SOBRE O CURSO:

Aula 1: Conceitos Básicos em Sexualidade e Gênero
Uma aula gravada que será disponibilizada dia 18/02/2021
Em nosso percurso de estudo iremos compreender os conceitos básicos em sexualidade e gênero. Após a confirmação do pagamento o alune receberá o material bibliográfico e poderá escolher o dia e horário para assistir a aula on-line. A aula ficará disponível por até 2 horas a partir do horário agendado.

Aula 2: Corpos Que Ainda Importam
24/02/2021 – das 19h às 21h
Nesta aula, serão apresentados os principais conceitos propostos por Judith Butler em “Problemas de Gênero Feminismo e Subversão da Identidade” e “Corpos que Importam: Sobre os Limites Discursivos do Sexo”.

Aula 3: O resíduo arquitetônico do luto não resolvido
25/02/2021 – das 19h às 21h
Nesta aula, iremos problematizar a invenção do conceito de Melancolia de Gênero proposto por Judith Butler e seus desdobramentos ao longo de sua obra.

Aula 4: Por que a melancolia de gênero é necessária à escuta clínica lgbttqia+?
26/02/2021 – das 19h às 21h
Em nosso último encontro, vamos relacionar o conceito proposto por Judith Butler e seus efeitos na contemporaneidade diante da escuta clínica da população LGBTTQIA+.

Para mais informações e inscrições: www.josestona.com/melancolia

Siga o Alguém Avisa no seu Canal no YouTube e confira conteúdos especiais.