CONHEÇA O MUTHA: MUSEU TRANGÊNERO DE HISTÓRIA E ARTE

O Museu Transgênero de História e Arte (MUTHA) foi criado e é produzido pelo pesquisador, artista e autor transgênero Ian Habib. O MUTHA é um museu transformacional, ou seja, continuamente em transformação, que objetiva criar incentivos, ferramentas e alternativas à produção de dados sobre violências cotidianas à vivências transgêneras no Brasil, pretendendo sugerir caminhos artísticos, educativos, políticos e sociais alternativos;

Resgatar memórias e investir em (re)escritas históricas de processos que foram apagados desde o período colonial, suprimidos pela ditadura brasileira em outras configurações e perduram como tentativas de extermínio até os tempos atuais; investir na criação de um arquivo brasileiro sobre História e Arte transgênera; valorizar memórias e produções artísticas dessas existências, que não são ainda reconhecidas e visibilizados em espaços de produção cultural; discutir epistemologias corpo e gênero diversas nas artes; fomentar novos modos de vida em paisagens em ruína; celebrar a imaginação; destruir, por vezes, o que for preciso; produzir eventos e suportes para debates sobre diversidade de gênero e suas interseccionalidades, como processos étnico-raciais, deficiência, classe, sexualidade, e outros; criar paisagens radicais para outros futuros.

Para auxiliar o Mutha convoca que todes comentem e compartilhe as imagens em sua página. O projeto também está atualmente com chamadas abertas para artistas. Confira:

Siga o Alguém Avisa no seu Canal no YouTube e confira conteúdos especiais.