AMARA MOIRA ORGANIZA LEVANTAMENTO DE OBRAS PUBLICADAS POR PESSOAS TRANS

Amara Moira é travesti putafeminista, doutora pela Unicamp, colunista da Mídia Ninja e autora do #ESeEuFossePuta. Há alguns anos vem fazendo um levantamento de obras publicadas por pessoas trans no Brasil.

No levantamento mais atual, chegou à marca de 97 obras publicadas por pessoas trans no Brasil. É um feito absurdo, que será ainda ampliado quando segundo ela, “conseguir juntar as dezenas de obras que a Laerte publicou antes da transição e quando eu conseguir mapear todas as muitas obras publicadas apenas em formato ebook”.

Portanto, muito mais do que cem obras com toda a certeza e metade desse número apenas de 2016 pra cá! Por isso, Amara afirma que há muito a comemorar, mas é preciso perceber também que a gritante maioria dessas obras saiu por editoras pequenas, sem condições de alcançar um público amplo. Por isso a importância de trazermos essas obras pros holofotes.

Amara reuniu em seu Facebook algumas das últimas descobertas:

1) livro inclassificável de Jo Ma KA (“Generalidades ou passarinho loque esse”) e a autobiografia da brilhante Valéria Barcellos.

2) obras intrigantes que a Editora Devires lançou de Thiffany Odara e Sofia Favero (esta última lançou também “Crianças trans: Infâncias possíveis”, pela Nemesis Editora).

3) ainda da Editora Devires, um relançamento e uma obra inédita de Megg Rayara Gomes de Oliveira.

4) publicação do doutorado em psicologia de Adriana Sales e duas belas surpresas de Jaqueline Gomes de Jesus: um livro com escritos de Sojourner Truth e outro seu mesmo, de poemas, pré-transição (2002!).

Outras das obras e artigos reunidos pela autora podem ser lidos e vistos nesse link aqui.

Siga o Alguém Avisa no seu Canal no YouTube e confira conteúdos especiais.