MANOLE LANÇA LIVRO SOBRE CUIDADOS DA SAÚDE PARA O PÚBLICO LGBTQIA+

Saúde LGBTQIA+, Práticas de Cuidado Transdisciplinar é um manual com linguagem clara e objetiva, que traz temas importantes, mas pouco abordados na formação de profissionais de saúde: discussões consideradas tabu, práticas sexuais e prazer, processo de transição em pessoas trans, saúde física e mental, aspectos religiosos, legais e éticos, entre uma ampla gama de outros assuntos.

O primeiro livro brasileiro a tratar de forma abrangente temas pertinentes à saúde e comportamento das pessoas LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexo, assexuais e todas as demais variedades da sexualidade humana), em linguagem direta, sem meias palavras e sem deixar de contemplar aspectos técnico-científicos que regulam a realidade deste público. Assim pode ser definido o lançamento da Manole Saúde LGBTQIA+, Práticas de Cuidado Transdisciplinar, dos médicos Saulo Vito Ciasca, Andrea Hercowitz e Ademir Lopes Junior.

Indicado para docentes, estudantes de graduação e pós graduação, residentes, profissionais da saúde e demais pessoas interessadas no contexto, o objetivo deste trabalho exclusivo é chamar a atenção sobre a necessidade de um olhar diferenciado e de um cuidado integral voltados a essa população, que representa de 10% a 20% do contingente nacional. Para tanto, reúne conhecimento profundo sobre saúde e comportamento LGBTQIA+, contextualizando o cenário da assistência à saúde no Brasil.

Os editores convidaram 140 colaboradores, com o cuidado de compor uma proporção equivalente entre autoras e autores, contemplando a diversidade de orientações sexuais, identidades de gênero, raças/etnias, regiões do país e profissões. Procuraram garantir que pelo menos uma das pessoas envolvidas no capítulo tivesse relação pessoal com a temática por sua identidade sexual e de gênero. Há profissionais das mais variadas áreas da saúde, que ensinam, pesquisam e cuidam de pessoas LGBTQIA+, além de estudantes e pessoas de movimentos sociais.

Temas tradicionalmente negligenciados na formação e prática dos profissionais de saúde são abordados, sempre fundamentados em evidências: da infância ao envelhecimento, parentalidade, conjugalidade, cuidados específicos de saúde de cada população, saúde sexual ampliada para necessidades LGBTQIA+, dentre muitos outros.

O livro instrumentaliza profissionais de saúde na abordagem da população LGBTQIA+, cobrindo diversos aspectos específicos da anamnese e exame físico, questões relativas ao processo de transição de gênero e cuidados com pessoas que se encontram em condições de maior vulnerabilidade, como negras, indígenas, profissionais do sexo, em situação de rua e restrição de liberdade.

Também elenca as responsabilidades e competências necessárias para a atuação de cada especialista na prática do dia a dia.

Contato:

Anadi Luchetti
DOC PRESS Comunicação
Rua Vieira de Morais, 1.111 – cj 805
CEP 04617-014 – Campo Belo – SP
e-mail: anadi@docpress.com.br
Phone: ++ 55 11 5533-8781 | ++ 55 11 5093-4710

Siga o Alguém Avisa no seu Canal no YouTube e confira conteúdos especiais.