PROJETO TRANSENEM POA ORGANIZA LIVES PARA A SEMANA DA VISIBILIDADE TRANS

No dia 29 de janeiro é celebrado o dia da Visibilidade Trans, pensando nisso o TransEnem organizou uma série de lives para a semana, onde pessoas trans irão conversar com convidades para debaterem assuntos como: “A violência e invisibilidade do corpo transmasculino negro”, “Seres Trans não binários na arte, na vida” e ” Popularização da educação e cultura para pessoas trans”.

O Transenem POA é um coletivo de educação popular, composto inteiramente por voluntárias/os/es e sem fins lucrativos, que surgiu no final de 2015 na cidade de Porto Alegre/RS para promover um espaço acolhedor, inclusivo, livre de discriminações e preparado para receber pessoas TRANS, com o objetivo de ajudá-las de forma gratuita a se preparar para provas de admissão em cursos de nível superior, como o ENEM e vestibulares. O projeto visa também ao empoderamento pessoal, através da troca de experiências e conteúdo relacionado à área dos Direitos Humanos, Saúde e Cidadania.

As lives serão transformadas em áudio e serão disponibilizadas no podcast Integração (disponível do spotify).

CONFIRA:

1) “A violência e invisibilidade do corpo transmasculino negro”
Quando: 25/01, às 19h
Onde: @transenempoa (instagram)
Membro do Coletivo TransENEM que irá conduzir: nosso professor de História e transativista Morgan Lemes

Convidado: Phelipe Caetano
Bio: graduando em Saúde Coletiva/UFRGS, roteirista e co-fundador do Macumba Lab, fundador do Coletivo Homens Negros Trans e Transmasculines em Diáspora e membro do IBRAT (Instituto Brasileiro de Transmasculinidades @ibratnacional)

2) “Seres Trans não binários na arte, na vida”
Quando: 26/01, 19h
Onde: @transenempoa (instagram)

Membro do Coletivo TransENEM que irá conduzir: nosso professor de História e transativista Morgan Lemes

Convidade: Gabz
Bio: fotógrafo, videomaker, contadora de histórias, artista visual, escritor, designer, astróloga, criatura dançante. Gabz é artista de múltiplas linguagens, apaixonada pela natureza e pelo corpo humano. Artista transgênero não-binário, Gabz flui nas artes assim como flui na expressão de gênero, sendo sua produção artística praticamente uma dessas expressões. Criador do projeto @Ser.Trans.

3) “Popularização da educação e cultura para pessoas trans
Quando: 29/01, 19h00
Onde: facebook (/transenempoa)

Membro do Coletivo TransENEM que irá conduzir: professora de História e transativista Diana Almeida.

Convidade 1: Ènìyàn Helena Meireles
Mini-bio: Filha do Dario e da Maria, Arte-educadora na RMPOA, Participante do Coletivo Quilombelas, Idealizadora da Okã acessórios

Convidade 2: Felipe Reis
Mini-bio: Ativista do HTA-RS e FONATRANS, compõem o CEP-Psico (UFRGS) e é estudante de ciências sociais (UFPEL).

Convidade 3: Ian Habib
Mini-bio: Ian Habib é performer, escritor, pesquisador e professor transgênero (UFMG/UFRGS). Mestrando em Dança (CAPES/UFBA), com o projeto Corpos Transformacionais. Investiga Dança Butô, Performance e Gênero, com ênfase nas poéticas das transformações corporais e alterações de estados corporais. Criou e produz o @desmonteseminario, e o ABCDário Desmonte. Criou o @muthabrasil. Coordenador da Linha de Estudos Trans, Travestis e Intersexo do grupo de pesquisa NuCus (POSCULT/UFBA).

Siga o Alguém Avisa no seu Canal no YouTube e confira conteúdos especiais.