VALERIA BARCELLOS INTEGRA A CAMPANHA ‘EU SOU RESPEITO’ DO MPF

A Campanha Eu Sou Respeito, do Ministério Público Federal (MPF), será lançada oficialmente no dia 14 de janeiro de 2021. No entanto, a população já pode conhecer algumas peças de divulgação no site http://www.eusourespeito.com, no qual consta o edital que prevê a destinação de mais de 200 mil reais para o desenvolvimento de ações que farão parte da iniciativa.

Produzida em parceria com os cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Metodista IPA, a campanha publicitária conta como convidados nomes conhecidos dos gaúchos como a cantora Valéria Barcellos, a ativista afroindígena Alice Guarani e o professor de Educação Física Márcio Chagas. “Escolhemos pessoas que representem a diversidade presente no nosso país e que falem da importância do respeito com sua própria história”, explica o procurador regional dos Direitos do Cidadão, no Rio Grande do Sul, procurador Enrico Rodrigues de Freitas.

A primeira peça publicitária disponibilizada, incluindo um vídeo, é da cantora Valéria Barcellos – mulher trans e preta bastante conhecida em Porto Alegre –, e que tem ganhado notoriedade nacional. “Uma campanha que fale de respeito e que inclua uma pluralidade de pessoas que precisam respeito, é essencial. Eu abracei essa causa porque acredito que uma das coisas que pautam muito a existência de nós, pessoas trans, é a falta do respeito. Quando temos uma campanha que fala sobre o respeito e nos coloca junto a isso, do lado, não atrás, conversando ao lado dessas pessoas isso é importantíssimo”, afirma a cantora.

A idealização da iniciativa – A elaboração da campanha nasceu da falta de compreensão do diferente, com encerramento antecipado da exposição Queermuseu: Cartografia da Diferença na Arte Brasileira, em 2017. Após acordo, houve o pagamento de multa que será revertida a projetos de instituições, organizações e movimentos que lutam pelos direitos humanos. Elas têm de 14 de janeiro a 05 de março de 2021 para submeter os projetos para avaliação. O edital com as regras e critérios para utilização desses recursos foi lançado em 16 de dezembro de 2020.

Campanha nacional – Com a proposta de multiplicar a mensagem do respeito e da tolerância, a iniciativa desenvolvida pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão do Rio Grande do Sul (PRDC/RS), do MPF, nasceu regional e ganhará âmbito nacional. A partir do apoio da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), com sede em Brasília, a campanha Eu Sou Respeito integrará o Projeto “Respeito e Diversidade”, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

“Nosso objetivo é fomentar esse debate sobre a diversidade e o respeito às diferenças para chegue em todos os estados brasileiros”, afirma o procurador federal dos Direitos do Cidadão, Carlos Alberto Vilhena, que participará do lançamento da campanha juntamente com o procurador Enrico Rodrigues de Freitas.

Lançamento oficial – Está prevista a realização do evento Lugares de Fala, que contará com a participação dos envolvidos na exposição Queermuseu: Cartografia da Diferença na Arte Brasileira. Serão apresentados os produtos de comunicação desenvolvidos por universitários do Centro Universitário Metodista IPA, sob a direção criativa do professor Alex Ramirez.

Acompanhe as ações da campanha
Site: http://www.eusourespeito.com
Facebook: https://web.facebook.com/projetoeusourespeito
Instagram: @eusourespeito
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCK9pzmotIdE0sJAiaPrF_pg

VEJA MAIS:

Siga o Alguém Avisa no seu Canal no YouTube e confira conteúdos especiais.