NOAH SCHEFFEL INDICA 8 LIVROS PARA O MÊS DA VISIBILIDADE TRANS

Noah Scheffel, homem trans, 34 anos de idade, mãe e pai (nessa ordem) de 2 filhas, militante da causa LGBT+. Fundador e CEO do projeto EducaTRANSforma, projeto focado em capacitar gratuitamente pessoas trans e inseri-las no mercado de tecnologia, além de acompanhar e atender as necessidades sociais deste recorte em toda sua vivência. Formado em Redes de Computadores, pós graduando em Governança de TI, e pós graduando em Políticas e Gestão de Serviço Social. Atualmente Head de Diversidade e Inclusão em uma empresa de investimentos. Noah é também embaixador do Alguém Avisa e inicia o mês da Visibilidade dando algumas dicas de livros.

Um mês marcado não por comemoração, mas por resistência. Resistência pelo direito de existir enquanto grupo mais vulnerabilizado pela sociedade devido à transfobia. A somatória dos demais marcadores sociais – a interseccionalidade de marcadores – marginaliza, estigmatiza e mata, quem já carrega na existência, o peso de uma sociedade racista e machista.

Isso quer dizer que:
– a média da expectativa de vida de uma pessoa trans é de 35 anos;
– o Brasil é o país que mais mata pessoas trans no mundo;
– 99% dos assassinatos são de mulheres trans e travestis, em sua grande maioria, negras;
– a mortalidade relacionada a homens trans e transmasculinos está diretamente ligada ao suicídio;
– não existem dados de fontes confiáveis relacionados à pessoas não bináries.

Não é um mês de comemoração, e sim de conscientização.

Noah pergunta: “Agora que você já sabe, saia da bolha cisnormativa e me diga, o que você vai fazer com o seu privilégio?”

Abaixo 8 dicas de leitura para o seu próximo ano, para que você entenda que “privilégio” não é ofensa, é “dívida”.

Mas antes das dicas, primeiro uma sugestão de um livro antigo, que marcou a existência de Noah, escrito por uma pessoa trans, e que infelizmente, como tantas, entrou cedo demais para as estatísticas: A queda para o alto, de Anderson Herzer.

VEJA MAIS:

Siga o Alguém Avisa no seu Canal no YouTube e confira conteúdos especiais.