ANTRA PROPÕE REAPROPRIAÇÃO DO TERMO TRAVESTI NA MÍDIA

Segundo a Antra, os termos trans e travesti não foram inventados por eles. Foram criados para tentar definir e limitar quais os espaços pessoas trans e travestis iriam transitar.

Segundo publicação no Instagram: “Criaram a diferença entre nós a partir destes termos. E foi a medicina que definiu que a travesti é aquela que tem uma boa relação com seu genital (sic) e a mulher trans não. O que é um entendimento extremamente ultrapassado e transfóbico, e não mais aceito na atualidade.

O que nós temos feito enquanto comunidade, especialmente no campo político e epistemológico, é nos apropriar e ressignificar a relação com estes termos de modo com que a travestilidade precisa ser enaltecida por ser uma identidade tipicamente brasileira.

Não quer dizer que todas as pessoas devem deixar de se identificar enquanto mulheres trans. Até mesmo porque a identidade é pessoal e autopercebida. Defendemos isso inclusive. O direito a autodeclaração de gênero.

O intuito deste texto é trazer uma reflexão sobre como as narrativas são criadas muitas vezes para nos aprisionar ou atrapalhar a nossa luta. Promovendo apagamentos históricos que tem nos custado caro.

Ps. Parem de perguntar a diferença entre travestis e transexuais. Foquem naquilo que nos une!”

Confira a publicação completa:

VEJA MAIS:

Siga o Alguém Avisa no seu Canal no YouTube e confira conteúdos especiais.