PRIMEIRA DELEGACIA DE COMBATE À INTOLERÂNCIA DO RS É INAUGURADA EM PORTO ALEGRE

A primeira Delegacia de Combate à Intolerância do RS foi inaugurada, na manhã desta quinta-feira (10), em Porto Alegre. A unidade especializada será vinculada ao Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis, e terá como titular a delegada Andrea Mattos.

Antes distribuídas em diferentes delegacias, as investigações de crimes de racismo, homofobia e injúria qualificada (ofensas de teor discriminatório) agora ficam sob responsabilidade da nova delegacia, que contará com cinco policiais.

A criação da unidade tinha sido anunciada no início do ano passado, logo após a chefe de Polícia Civil, Nadine Anflor, tomar posse. “Nós somos diferentes, mas nós somos maiores nas nossas diferenças”, disse ela, durante a inauguração.

A chefe da Polícia Civil também lembrou da cartilha “Não Tolere a Intolerância”, lançada na quarta (9) com conteúdos informativos sobre o combate à intolerância.

Dia dos Direitos Humanos

A Delegacia de Combate à Intolerância foi inaugurada na data em que se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos, que marca o lançamento da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela ONU, em 1948.

“[A intolerância] Pode parecer pouco, diante de outros crimes mais relevantes. Mas para quem sofre com ela, é 100%. Inibe sua capacidade profissional, seus talentos, oprime, não apenas individualmente mas coletivamente na nossa sociedade”, definiu o governador do estado, Eduardo Leite, durante a cerimônia.

Leite lembrou do assassinato do cidadão negro João Alberto Silveira Freitas, espancado até a morte por seguranças negros no Carrefour, no dia 19 de novembro: “Também nos sentimos agredidos”. A investigação do caso está a cargo da 2ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa.

O vice-governador e secretário de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, afirmou que o combate à intolerância será incluído nos currículos dos cursos de formação dos policiais.

A delegacia fica na avenida Presidente Franklin Roosevelt, 981, bairro São Geraldo.

Siga o Alguém Avisa no seu Canal no YouTube e confira conteúdos especiais.