JORNALISTA É DENUNCIADO AO MP POR LGBTFOBIA POR ATIVISTA TRANS DE PORTO ALEGRE

A ativista pelos direitos da população LGBTI+ Natasha Ferreira denunciou o jornalista Milton Cardoso ao Ministério Público por crime de homofobia. Durante o programa Live News, da emissora Band RS, que foi ao ar em 17 de outubro, Milton proferiu discurso de ódio contra famílias formadas por dois homens ou duas mulheres. Autora da denúncia ao MP, Natasha Ferreira foi a primeira mulher trans a ser nomeada como assessora parlamentar na Assembleia Legislativa, tendo atuado no gabinete da deputada estadual Luciana Genro (PSOL).

Ao entrevistar a promotora de Infância e Juventude Cinara Vianna Dutra Braga a respeito do processo de adoção no Estado, Milton Cardoso reagiu à possibilidade de adoção de crianças por casais LGBTs. O jornalista chegou a dizer que “isso não existe” e que poderia comprovar a inexistência de famílias LGBTs mesmo diante dos psiquiatras e psicólogos “mais qualificados do planeta”.

Ao tomar conhecimento do caso, Natasha Ferreira procurou o auxílio de advogados e construiu a fundamentação jurídica para ingressar com uma representação no Ministério Público. A ativista pede que Milton Cardoso seja processado criminalmente por homofobia, conforme a lei 7.716/1989, de acordo com a determinação do Supremo Tribunal Federal – que, em junho deste ano, decidiu que a discriminação contra a população LGBTI+ pode ser punida nos termos da lei que prevê o crime de racismo.

“Não vamos assistir caladas ao discurso de ódio sendo proferido em rede de televisão. Quem deseja ser LGBTfóbico precisa entender que suas atitudes terão consequências, já que após a decisão do STF a LGBTfobia passou a ser um crime no Brasil. Espero que o Ministério Público acolha minha denúncia e que esse jornalista seja responsabilizado por sua conduta criminosa”, disse Natasha.

O caso vem gerando repercussão nas redes sociais. Peterson Rodrigues, um homem gay e pai que preside a ONG Elo – que atua no auxílio a processos de adoção -, foi um dos convidados para o programa Live News do dia 17 e postou uma nota de repúdio às declarações de Milton Cardoso.

Siga o Alguém Avisa no seu Canal no YouTube e confira conteúdos especiais.