GAY E DESCENDENTE ÍNDIGENA FALA SOBRE EXPERIÊNCIA NA COMUNIDADE

Gay e descendente indígena, Brenno Xavier é pernambucano e desde 2016 está morando em um município indígena na Paraíba. Filho de pai indígena e mãe judia, Brenno abandonou a cidade grande e o sistema que a forma, para poder viver uma experiência mais plena de espiritualidade e contato com a natureza e suas origens.

Em seu perfil no instagram ele compartilha suas impressões sobre a experiência:

“Todas as pessoas que decidem conhecer melhor sobre os povos originários do Brasil, chegam até nosso território acreditando que irão ver um grande espetáculo circense. Chegam sedentas para comprovarem o que viram em filmes ou em livros descontextualizados do presente. Uma das surpresas mais comuns é a decepção das pessoas ao verem que não mais moramos em construções feitas de palha, as “Ocas”. Um dos projetos do governo para erradicar completamente a existência dos povos indígenas era a descaracterização de seus territórios, cedendo recursos para construções de casas de alvenaria. Na tentativa de afastar gradativamente os filhos da terra de seu entendimento como filho da natureza. O que mudou a organização social das populações indígenas de certa forma. Hoje construímos as ocas para realizações de rituais, reuniões e cerimônias. Mas, não mais para moradia. Então, antes de apontarem o dedo para um indígena tentando deslegitimar sua indianidade por não compor na íntegra o pouco que vc sabe sobre essas histórias, observe, e escute o que nós temos para dizer!”

Sobre a sua sexualidade, Brenno afirma que na comunidade onde vive ser homossexual não é problema, e todos se respeitam. “Isso não é um tabu aqui não. O cristianismo de fato foi que trouxe isso e demonizou essa liberdade de se apaixonar pela alma da pessoa, apresentando os gêneros, dividindo as pessoas, mas aqui ainda é muito preservado essa questão do respeito, as pessoas vivem tranquilamente aqui. Não tem problema nenhum”, finaliza.

Confira seu Instagram para conhecer um pouco mais sobre essa realidade.

Fonte: Via G

Siga o Alguém Avisa no seu Canal no YouTube e confira conteúdos especiais.