PARADA LIVRE LANÇA SÉRIE DE CONTEÚDOS SOBRE A VISIBILIDADE LÉSBICA

A Parada Livre de Porto Alegre preparou um agosto cheio de visibilidade lésbica. Agosto é um mês muito importante no movimento lésbico brasileiro, ele é tido como o mês da visibilidade lésbica, pois no dia 19 celebramos o dia do orgulho lésbico e no dia 29 o dia da visibilidade lésbica. Ambas datas são marcos históricos, a primeira remete ao chamado “Stonewall brasileiro” ocorrido em 1983 quando militantes do Grupo Ação Lésbico Feminista (GALF) protestaram no Ferro’s Bar em São Paulo, pois o dono do mesmo havia proibido a distribuição do jornal ChanacomChana, a segunda refere-se ao 1º Seminário Nacional de Lésbicas (SENALE) em 1996 no Rio de Janeiro, que na sua 8ª realização em Porto Alegre no ano de 2014 foi renomeado para SENALESBI, forma de visibilizar mulheres bissexuais que contribuíram desde o início do seminário.

Propondo de fato dar visibilidade a lésbicas e seus trabalhos, a Parada Livre vai disponibilizar ao longo do mês vídeos com reflexões de algumas convidadas, em sua maior parte locais, pensando quatro assuntos: ativismo, arte, saúde e mídias. Mulheres diversas, trazendo perspectivas distintas, mas que muitas vezes se encontram, da vivência sapatão. Frisando que não há uma “lésbica universal”, que as pautas, vivências e lutas são muitas e que devem ter espaço não só no movimento lésbico, mas também no movimento LGBTI+ e feminista.

Acompanha a Parada Livre e confira os depoimentos de mulheres como Naiara Malavolta e Samantha Medeiros! A Ana Naiara Malavolta Saupe – é Militante Lésbica Feminista da Marcha Mundial das Mulheres e Coordenadora da Secretaria de Políticas Sociais do SIN TRAJUFE-RS (Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal e MPU do RS). Samantha Medeiros é sapatão, articuladora do @coletivovirginias – por uma saúde feminista, mediadora do @clubelesbospoa e pesquisadora-militante da @redelesbibrasil – Rede de Pesquisadoras Lésbicas e Bissexuais. Psicóloga e Educadora em Saúde Sexual e Reprodutiva.  

Siga o Alguém Avisa no seu Canal no YouTube e confira conteúdos especiais.