DEPUTADAS POLONESAS FAZEM PROTESTO EM FAVOR DOS DIREITOS DE PESSOAS LGBTQIA+

Os caminhos traçados para a existência da comunidade LGBTI+ parecem ter sido escritos sob a grandiosa necessidade de sempre haver a necessidade de marcar posições em forma de protesto para a garantia de uma existência livre e com garantias de direitos. Durante vários períodos descritos na história dos mais variados países, líderes foram alçados ao poder político e muitas vezes religiosos escorados em discursos eivados do mais puro preconceito, nas suas mais diversas representações: homofobia, racismo, misoginia, xenofobia etc.

Tais líderes foram responsáveis pela perseguição e massacre de uma parcela das sociedades consideradas por estes como uma casta inferior. Os tempos mudaram, algumas sociedades evoluíram, mas outras seguem direcionando poderes a líderes que não gozam do mínimo de humanidade em seus corações, não se preocupando com a garantia das liberdades individuais e dos direitos humanos. A exemplo dos absurdos existentes na atualidade mencionados anteriormente, citamos o caso do atual Presidente da Polônia, Andrzej Duda, reeleito recentemente. O referido presidente pautou-se em todo seu mandato anterior e em campanha que o levou à vitória em conceitos retrógrados, conservadores ao extremo, na homofobia e até mesmo no antissemitismo, ideais vistos nas ações mais que reprováveis do fascismo de Mussolini e do nazismo de Hitler.

Porém, como inicialmente dito, nossa existência segue marcada pela resistência, e este fora o caso ocorrido na passada quinta-feira, 06 de agosto do corrente ano, data na qual dez deputadas de uma coligação entre partidos da esquerda polonesa (Lewica), protestaram de forma silenciosa, porém marcante, utilizando roupas e máscaras nas cores da bandeira LGBTI+, e erguendo cópias da Constituição durante o discurso de posse do mesmo.

Fonte: Aliança Nacional LGBTI+

Siga o Alguém Avisa no seu Canal no YouTube e confira conteúdos especiais.