VOCÊ SABE PORQUE AGOSTO É O MÊS DA VISIBILIDADE LÉSBICA?

Agosto é um mês extrema importância para a militância lésbica nacional: o dia 29 é reconhecido como o dia Nacional da Visibilidade Lésbica. A data foi criada em 1996, durante o 1° Seminário Nacional de Lésbicas (antigo Senale, hoje Senalesbi), e o mês é voltado para lembrar a existência da mulher lésbica, as violências sofridas por elas e as pautas que o movimento reivindica.

Por que é importante falar de visibilidade lésbica?

Durante muitos anos, a militância LGBT focava muito nos homens gays e apagava as outras letras e vivências: isso não foi diferente com as lésbicas. Inclusive, a mudança na sigla de GLS para LGBT foi justamente uma tentativa de trazer o L para frente e tirá-lo da invisibilidade. Afinal, sendo invisível, é impossível ter voz e lutar por direitos.

Lesbofobia éa discriminação sofrida por mulheres lésbicas. Ela é diferente da homofobia pois, além do preconceito sofrido pela orientação sexual, essas mulheres são vítimas do machismo. Entre as violências mais comuns, estão:

1. O apagamento da sexualidade; fetichização ou objetificação do relacionamento entre mulheres;

2. Negligência na área da saúde, algo que fica evidente quando vemos a falta de opções para o sexo seguro ou mesmo despreparo de ginecologistas para atender mulheres que se relacionam com mulheres

3. Agressões físicas ou psicológicas

4. Estupro corretivo, termo que se refere ao estupro que tenta “corrigir” a sexualidade da mulher lésbica.

Vale ainda ressaltar que essas violências são ainda mais fortes quando falamos de mulheres negras, periféricas, transexuais.

Por isso, no mês de agosto, é o mês de visibilizar e pautar ainda mais todas as questões que as vezes ficam invisibilizadas no resto do ano.

Fonte: Todxs

Siga o Alguém Avisa no seu Canal no YouTube e confira conteúdos especiais.