ESPECIAL MÊS DO ORGULHO ALGUÉM AVISA, COM: DAIANA SANTOS

Em Junho ao redor do mundo todo é celebrado o mês do orgulho LGBT. A data se tornou representativa após o início dos movimentos iniciados em Nova Iorque. O mês faz referência à revolta de Stonewall, ocorrida em 28 de junho de 1969, quando um grupo de LGBT’s resolveu enfrentar a frequente violência policial sofrida pelos homossexuais. Por isso, neste mês tão importante reunimos algumas entrevistas de pessoas que fazem parte da comunidade, para falarem sobre a data.

Nossa entrevistada hoje é: Daiana Santos – Sanitarista / Educadora Social / Idealizadora e Coordenadora do Fundo de Amparo ao Combate à Fome para Mulheres em Porto Alegre / Promotora da Saúde da População Negra / Ativista dos movimentos de Mulheres, Negros e Negras, LGBTQ+ e População em Situação de Rua. Confira a entrevista:

1 – O que é orgulho LGBT para você?

É poder falar abertamente quem eu sou sem precisar me violentar, me escondendo com medo de ser agredida pelo simples fato de querer expressar meus desejos. Orgulho é falar de amor, de afeto em todos os espaços e também com pessoas que compreendem e compartilham comigo o mesmo sentimento. É ser e estar tão dona de mim, da minha vida, das minhas vontades, de quem eu sou que tenho gana para fortalecer os meus.

2 – O que você diria para quem neste momento está em uma situação de medo?

Eu também sinto medo, mas quando sinto, paro e penso que esta é a forma que este sistema encontrou para nos intimidar. Não se coloca em risco e procura alguém que você confia para conversar, se olha no espelho e contempla a tua beleza, você é perfeitx exatamente assim. Se ama, ama teu corpo, tuas curvas, tuas rugas, o teu cabelo ou mesmo a falta dele, e agradece por estar vivx e ter a possibilidade de seguir colorindo esse mundo que já está cinza e duro demais.

3 – O que você deseja para 2020 e o que acha ser necessário fazer para que isso aconteça?

Desejo que todxs nxs possamos superar este momento tão duro, junto dos nossos sem perder a capacidade de sonhar e que a vontade de transformar esse mundão em um lugar melhor, vença sempre. Mas também desejo que em meio a este período de distanciamento possamos compreender como os pequenos gestos são necessários no dia a dia e a importância dos sorrisos que hoje se escondem atrás das máscaras e das telas.

4 – O que não podemos mais tolerar?

RACISMO, LGBTQ+FOBIA, MACHISMO, SEXISMO, VIOLÊNCIA DE GÊNERO, A ESTUPIDEZ DO ABISMO SOCIAL QUE NOS DISTANCIA TANTO, A ALIENAÇÃO ESTRATÉGICA QUE NOS CEGA E AFASTA, AS ESTRUTURAS QUE SE CORROMPEM E A IMPUNIDADE DIANTE DESTES ATOS COVARDES QUE NOS MATAM VIOLENTAMENTE.

5 – Quem é a sua maior referência no mundo LGBT?

As minhas referências são tantas que eu quero aproveitar este espaço para saudar a todxs que tem a coragem de seguir seus desejos e suas existências, com amor rompendo a barreira doentia da heterocisnormatividade e gritam, mostram ao mundo quem são, lutando por seus sonhos com suas cores e vivem. Estes, assim como eu, seguem abrindo espaço para que possamos sair do estigma e do apagamento social. EU AGRADEÇO A VOCÊ QUE TEM A CORAGEM DE SER AMOR, RESISTE E EXISTE NESTE MUNDO, POR FAVOR NÃO PARA, TEM ALGUÉM QUE SE INSPIRA EM VOCÊ.

Confira entrevista com a Daiana Santos em nosso Canal:

Siga o Alguém Avisa no seu Canal no YouTube e confira conteúdos especiais.