ESPECIAL MÊS DO ORGULHO ALGUÉM AVISA, COM: RITA D’LIBRA

Em Junho ao redor do mundo todo é celebrado o mês do orgulho LGBT. A data se tornou representativa após o início dos movimentos iniciados em Nova Iorque. O mês faz referência à revolta de Stonewall, ocorrida em 28 de junho de 1969, quando um grupo de LGBT’s resolveu enfrentar a frequente violência policial sofrida pelos homossexuais. Por isso, neste mês tão importante reunimos algumas entrevistas de pessoas que fazem parte da comunidade, para falarem sobre a data.

Nossa entrevistada hoje é:  Rita D’Libra, primeira DragQueen nacional a trabalhar com show acessíveis em Libras (Língua Brasileira de Sinais), pedagoga, desenvolve atividades pedagógicas e artísticas com pessoas com deficiência intelectual desde 2012 e Intérprete de Libras. Confira abaixo a entrevista:

1 – O que é orgulho LGBT para você?

É viver! Ser você mesmo sem estar preocupado com padrões constituídos pela sociedade, ter orgulho de si, ter representatividade nos espaços públicos, na mídia e privado, saber que você é ótimo e que “não há nada de errado contigo”.

2 – O que você diria para quem nesse momento está em uma situação de medo?

Calma calma que o trem não vai sair agora! Respira, converse com amigos porque as vezes só precisamos falar para que esses medos saiam de nós e pense sempre: tudo vai ficar bem.

3 – O que você deseja para 2020 e o que acha ser necessário fazer para que isso aconteça?

Desejo que esse ano sirva como reflexão para desacelerarmos e começarmos a pensar no próximo. Um momento de se reinventar e ver que podemos fazer a diferença para um próximo, em ações simples do cotidiano como outras maiores que podemos levar juntos de nós.

4 – O que não podemos mais tolerar?

O desrespeito e a ignorância (mesmo dizendo que não há informação, pois é mentira, informações são bombardeadas em diversos canais de comunicação para todos, basta querer abrir os olhos e ouvidos para escuta-las).

5 – Quem é a sua maior referência no mundo LGBT?

Como representação nacional tenho a Nanny People e no nosso público gaúcho, uma pessoa que sempre que encontro digo que és uma inspiração para mim, Glória Crystal. Essas duas personalidades são tão fortes para mim como referência de humor, elegância, compaixão e respeito.

Siga o Alguém Avisa no seu Canal no YouTube e confira conteúdos especiais.