CONHEÇA O CLUBE SAFO: ORGANIZAÇÃO DE DEFESA DO DIREITO DAS LÉSBICAS

O Clube Safo é uma organização de defesa dos direitos das mulheres lésbicas. Com origem na cidade de Aveiro, em Janeiro de 1996, fruto do empenhamento de um pequeno grupo de lésbicas sensível à necessidade da criação de um espaço de diálogo e partilha.

Deste primeiro encontro onde se juntaram uma dezena de amigas, à primeira passagem de ano que reuniu meia centena de mulheres, o movimento foi crescendo, dando lugar a encontros bimestrais por todo o país, espaços de convívio e debate.O primeiro número do boletim “Zona Livre” sai em Setembro de 1996; está criado um meio de comunicação e divulgação de ideias entre todas as lésbicas que o lêem e nele e participam.

Os encontros, as passagens de ano e os acampamentos de Verão sucedem-se e a dinâmica do clube ultrapassa fronteiras ao mesmo tempo que, em Portugal, se vai envolvendo mais e mais na acção política, social e cultural concertada, consistente e continuada, dentro do movimento LGBT. Em 15 de Fevereiro de 2002, no Segundo Cartório Notarial de Santarém, realiza-se a escritura pública de constituição oficial como associação.

Siga o Alguém Avisa no seu Canal no YouTube e confira conteúdos especiais.