‘PIRANHAS TEAM’ É PROJETO DE DEFESA PESSOAL PARA MULHERES E LGBT’S

O Piranhas Team é um grupo que promove aulas de defesa pessoal para mulheres e LGBT`s, desde 2016. Atualmente comaulas de Krav-Maga, Kung fu (Wushu) e Jiu-Jistu na Academia CT TORI, que fica na Rua Andre Cavalcante 81, na Lapa, Rio de Janeiro. A principal atividade são os treinos regulares que promovem de forma participativa/colaborativa para mulheres e LGBTs. A par disso, promovem e participam de eventos que tem como eixo a promoção da defesa-pessoal, do autocuidado e do empoderamento, bem como elaboração de materiais voltados a segurança e ao combate a preconceitos (Dicas de Segurança LGBTI+: Defesa Pessoal Mulheres e LGBTs – abglt.org/biblioteca e Cartilha para Todes – Uns toques sobre Diversidade e Respeito – bit.ly/CartilhaParaTodes)

A ideia principal é promover um espaço seguro onde mulheres e LGBTs possam desenvolver suas habilidades de luta, de defesa pessoal. Acreditam que estas habilidades são essenciais ao empoderamento, autoconfiança e segurança destas pessoas. Além disso, pretendem contribuir para desconstrução de preconceitos e estigmas que ainda pairam sobre mulheres e LGBTs. Nesse sentido apostam no desenvolvimento de novas sociabilidades e na ocupação de espaços e atividades como um meio de torná-los mais inclusivos, seguros e abertos à diversidade.

COMO SURGIRAM? Amigues, todos ligados à militância LGBT tiveram o interesse em formar um grupo para praticar alguma luta, alguma arte marcial. Aí entramos em contato com o CT Tori que foi super receptivo a ideia de dedicar uma turma somente para esse grupo e lá estamos desde agosto de 2016.

Confira mais nas redes sociais do Piranhas Team.

Siga o Alguém Avisa no seu Canal no YouTube e confira conteúdos especiais.