AGÊNCIA SOWHAT CRIA AÇÃO #RUASEMMEDO NO COMBATE A LGBTFOBIA

Em parceria com ativistas e produtores, a agência SoWhat criou uma ação que pretende dar voz às pessoas e ajudar no combate à LGBTfobia. Trata-se do movimento #RuaSemMedo. Em meio ao momento delicado que estamos vivendo, existe um grande problema nacional que é a violência contra a população LGBTQI+. No Brasil, país onde mais se mata travestis e transexuais no mundo, 73% dos jovens já sofreram alguma discriminação no ambiente escolar e, a cada 16 horas, um LGBTQI+ é morto no país.

Neste cenário onde o medo é uma constante, mas a luta envolve muitas vozes e personagens, o #RuaSemMedo é uma campanha sem marcas ou donos, e viabilizada por profissionais da comunicação, ativistas e simpatizantes. A ideia é criar uma conversa plural, fornecer argumentos e materiais para que ONGs e, a população em geral, compartilhem um pouco de conhecimento e empatia.

Motivado pelo 17 de maio, dia internacional do combate à LGBTfobia, o movimento espalha pelas redes sociais cards, cartazes, stories e filmes que podem ser baixados por qualquer pessoa interessada em propagar a mensagem.

“Este formato foi pensado para facilitar o acesso das ONGs a um material que muitas vezes não teriam recursos para produzir, assim como potencializar o número de vozes. Ao postar uma campanha sem qualquer marca nas próprias redes sociais, o usuário se torna proprietário daquela mensagem. Está expressando seus próprios medos, pensamentos e desejos. Assim o #RuaSemMedo conta a história de milhões de brasileiros, não apenas alguns”,afirma Bruno Lunardon, sócio e CEO da SoWhat.

O perfil no Instagram @ruasemmedo vem funcionando como um hub, centralizando todo o conteúdo e reverberando as postagens feitas por outros perfis. E todos os materiais criados até o momento estão disponíveis para download através do site. A primeira fase da campanha vai até esta semana, mas novos esforços estão sendo planejados para as próximas datas relevantes ao movimento LGBTQI+ e outras minorias.

Baixe abaixo algumas das imagens:

Siga o Alguém Avisa no seu Canal no YouTube e confira conteúdos especiais.