SAIBA COMO AJUDAR O FUNDO DE AMPARO AO COMBATE À FOME PARA MULHERES

O Fundo das Mulheres em POA começa a 3ª etapa da campanha de solidariedade às mulheres em situação de vulnerabilidade afetadas pelo Coronavírus em Porto Alegre. Entre suas organizadoras está Daiana Santos. Daiana Santos Mulher Negra em Movimento. Sanitarista, formada pela UFRGS, Educadora Social (trabalha com população em situação de rua), ativista dos Movimentos Negro, LGBT e Feminista.

Beneficiados: Comunidades e ocupações na Zona Leste, Norte, Sul e Extremo Sul da cidade de Porto Alegre. Até o momento já conseguimos beneficiar mais de 500 famílias chefiadas por mulheres, o principal perfil destas mulheres atendidas pelo Fundo são negras com crianças.

Somos um coletivo de mulheres da sociedade civil engajadas na luta contra a desigualdade social, que se organizou para criar uma rede de apoio e solidariedade para atender mulheres em situação de vulnerabilidade, neste momento de pandemia do Coronavírus (COVID-19) e enquanto perdurar seus efeitos. Essa iniciativa não tem nenhuma vinculação com partido político, ou com a esfera pública governamental.

Vivemos uma emergência sanitária sem precedentes no mundo, e em especial, na nossa cidade de Porto Alegre. Dentre tantas dificuldades a serem enfrentadas, uma delas, é fazer chegar a nossa ajuda, o mais rápido possível, àqueles que serão os maiores afetadas pela pandemia: as mulheres pobres, que vivem nas áreas periféricas. 

Sob a coordenação da sanitarista e educadora social Daiana Santos, esse projeto não é uma ação pontual, mas sim, um movimento de auxílio contínuo durante o período da pandemia do coronavírus, e enquanto perdurar os seus efeitos sobre a população de mulheres vulneráveis.

“Precisamos urgentemente tratar a pandemia do coronavírus como uma questão relacionada à opressão social. O vírus escolhe, sim, classe, raça e gênero.” 

Com um governo que pratica a necropolítica da epidemia, temos um cenário sombrio para os próximos meses, portanto contamos com a colaboração e solidariedade de todos que puderem contribuir com esse Fundo e ajudar as famílias chefiadas por mulheres, que nesse momento de grave crise, não possuem nenhuma assistência do Estado, somente a da sua comunidade. 

  • Vamos juntos construir essa rede de cuidado individual e coletivo de Solidariedade!

Prestação de Contas será realizada nos links abaixo:

  • www.instagram.com/daianasantospoa
  • www.facebook.com/daianasantospoa

Confira entrevista com Daiana Santos para o Alguém Avisa:

Siga o Alguém Avisa no seu Canal no YouTube e confira conteúdos especiais.