DICA: COMO DIVULGAR A SUA MARCA LGBTQIA+ ENVIANDO UM RELEASE

É cada vez mais normal que pessoas possuam seus projetos ou marcas atualmente. E é muito importante saber como divulgar o seu produto ou projeto. Por isso o Alguém Avisa separou algumas dicas básicas de como escrever um release de qualidade para divulgar o seu trabalho. Quando terminar de fazer o seu, que tal enviar para a gente no alguemavisah@gmail.com ?

DICAS:

Passo a passo de como escrever um bom release

1 – Preocupe-se com o título

Na hora de desenvolver um conteúdo, é comum que muitas pessoas desprezem o título, algumas vezes até esquecendo de colocá-lo. Mas serve qualquer título então? É claro que não! É preciso entender que o título é aquela primeira frase do texto com a qual o leitor vai ter contato, então ele precisa explicitar alguns pontos com rapidez e objetividade, facilitando a compreensão de todos. É fundamental, por exemplo, que o release apresente quem ele representa, o que ele deseja comunicar, em que momento o tema em questão vai se concretizar, o local onde ocorrerá, os motivos envolvidos e de que forma isso vai acontecer. A ideia é que ele seja curto e vá direto ao ponto sempre. É importante que você, que vai produzir o release, entenda o título e o subtítulo como uma maneira de resumir o seu conteúdo.

2 – Foque no release

Se você quer saber como escrever um bom release, precisa ter foco no texto dele em si! Algumas coisas precisam ser seguidas para que ele tenha uma ótima qualidade e seja fácil de ser lido e entendido, sem perder a atratividade e sem tirar o interesse do público. Para começar, ele precisa ser compacto. Isso significa que as frases dele precisam ser bem curtas, assim como os parágrafos que o formarem. Repetir palavras também é uma péssima ideia, porque tira a fluidez do texto e faz com que ele pareça pobre.

Além disso, é muito importante que o parágrafo introdutório resuma todo o conteúdo do release. O resto do texto servirá para detalhar mais claramente as questões envolvidas, mas é importante que a introdução seja bem direta e bem simples na explicação sobre o que o release traz, caso contrário ninguém vai continuar a sua leitura, sejam potenciais consumidores ou jornalistas.

3 – Não esqueça de informar 5 itens básicos

Quer saber mesmo como escrever um bom release? Então não se esqueça de colocar nele 5 itens básicos, para que ele seja bem específico e eficaz em seu propósito. Vamos a eles?

  1. Quem está informando;
  2. O que está sendo informado;
  3. Quando esse fato que está sendo informado ocorreu ou vai ocorrer;
  4. Onde ocorreu ou vai ocorrer;
  5. Por quais motivos aconteceu e como se deu;

Isso feito, agora é a hora de você colocar as seguintes questões no seu release: afinal, qual a notícia? Por qual razão isso é uma notícia?

Além disso, não deixe de especificar tudo relacionado a notícia para a qual se destina o release, sejam pessoas envolvidas, organizações, produtos, serviços ou datas. Lembre-se também de colocar o objetivo da notícia e, claro, de expor a sua empresa, que é afinal a origem do release e a quem ele se destina, para torná-la cada vez mais conhecida. Outro ponto muito importante de se lembrar é que um press release nunca deve ter mais do que uma página de texto escrito. Por fim, é importante ter sempre em mente que o conteúdo precisa ser atraente, porque assim você terá mais meios de comunicação divulgando-o e mais pessoas se interessando!

4 – Ponha informações sobre a empresa

Como comentamos previamente, é fundamental que o release contenha informações básicas sobre a empresa. Ao final dessa seção é importantíssimo que seja colocado o site da empresa em questão, com link e também URL completa, para que quem quiser acessá-lo tenha a oportunidade.

5 – Exemplo:

TÍTULO:
LANÇAMENTO DO CANAL DO ALGUÉM AVISA NO DIA DA VISIBILIDADE LÉSBICA

1 QUEM ESTÁ INFORMANDO:
O Alguém Avisa é uma plataforma de conteúdo, que há dois anos vem contando histórias sobre e para o público LGBTQIA+. E é muito especial poder conhecer e dividir um pouco de tantos projetos e pessoas que realmente fazem a diferença, que acreditam na diversidade e assim como a gente não desistem de lutar por um mundo melhor.

2 – O QUE ESTÁ SENDO INFORMADO:
Em breve, o Alguém Avisa abre mais um espaço para continuar contando histórias no nosso Canal no YouTube. E depois de conversar com esse time incrível que esteve presente nas nossas primeiras gravações, só fica uma certeza: VALE MUITO A PENA.

3QUANDO ESSE FATO QUE ESTÁ SENDO INFORMADO OCORREU OU VAI OCORRER?
Por isso, estamos preparando um evento especial para o Lançamento do nosso Canal no YouTube. No dia 28 de agosto, a gente se reúne na Workroom para celebrar dois momentos importantes, o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica e o lançamento exclusivo do primeiro vídeo neste novo formato.

4 – ONDE OCORREU OU VAI OCORRER?
A partir das 19h30, acontece na Workroom uma mesa aberta para debater “A Importância da Representatividade das Lésbicas”.

5 – POR QUAIS MOTIVOS ACONTECEU E COMO SE DEU?
Um time de convidadas especiais debaterá o assunto, compartilhando suas experiências positivas e negativas, trazendo para pauta um assunto tão necessário que é a visibilização das demais siglas do universo LGBTQIA+.

Estarão presentes Ana Naiara Malavolta SaupeAriane LaubinBia GarbeliniDaiana Santos e nossa intermediadora Julha Franz. Após o debate, a equipe do Alguém Avisa convida a todos a permanecerem na Workroom para celebrar o lançamento do Canal. As 21h00 a Cantora Leny Barcellos fará um pocket show com clássicos da MPB, mostrando todo o seu talento e sua voz. As 21h30, será exibido o primeiro vídeo a ser lançado, com a entrevistada Kady Pereira que divide com a gente um pouco
sobre a sua experiência enquanto mulher lésbica. Uma conversa importante e sincera onde a jovem compartilha a sua história, buscando servir de inspiração para outros que vivem situações semelhantes.

Já segue a gente lá: www.youtube.com/alguemavisa

Outras surpresas estão previstas para esta noite muito especial, aos poucos a gente vai compartilhando aqui no Evento. O Alguém Avisa conta com a presença de todos e agradece a todos que dividiram um pouco das suas histórias com a gente, dividindo-as com cada vez mais pessoas. Acreditamos que é através da visibilidade das ações de cada um dos nossos convidados
que seremos capazes de construir um mundo cada vez melhor e com maior diversidade.

INFORMAÇÕES SOBRE A EMPRESA:

Direção Geral dos Vídeos: Ike de Henrique
Colaboração de Produção: Tom Marcelino
Apresentação: William Mayer
Figurino: Piña Con Limón
Agradecimentos: Daniel BPTiago Lopes

————
Lançamento do Canal do Alguém Avisa
Dia Nacional da Visibilidade Lésbica
28/08 – 19h (abertura do bar)
Entrada: Gratuita
Proibida a entrada de menores de 18 anos
Reservas: envie mensagem para contato@workroombar.com ou (51) 9930-85850
WORKROOM (Rua Lopo Gonçalves 364 – Cidade Baixa)

Siga o Alguém Avisa no seu Canal no YouTube e confira conteúdos especiais.