CONHEÇA JAQUELINE CHANEL, LÍDER RELIGIOSA E MULHER TRANS

Jacqueline Chanel é líder religiosa e fundadora da ONG Séforas. Jacque diz que, após descobrir as igrejas inclusivas, não parou de frequentá-las. Na maioria delas, porém, encontrou outro incômodo: todos ou quase todos os projetos religiosos eram voltados apenas para homens gays.

Nesse cenário, ela passou a cobrar os líderes religiosos para que desenvolvessem algum tipo de ação para fiéis trans. Seis anos atrás, recebeu como resposta da CCNE (Congregação Cristã Nova Esperança), em São Paulo, a autonomia para criar o Ministério Séforas, um grupo de louvor voltado para transexuais e travestis.

Segundo a Bíblia, Séfora foi a mulher de Moisés. Em estudo da PUC-SP sobre a personagem, a teóloga Francisca Suzuki a classifica como alguém que contradiz “eventuais preconceitos ao defender a sobrevivência de quem se vê ameaçado e ao assumir o protagonismo como mulher”. Daí veio a inspiração para o nome do grupo de Jacque.

“Séfora era uma mulher proativa. Responsável por salvar Moisés da morte. Eu queria representar essa vontade de agir, de fazer algo para quem amo. No caso, minha comunidade que quase nunca é lembrada ou respeitada,” conta a líder religiosa. Há três anos, Jacque transformou o ministério em ONG, e há um ano realiza as atividades do grupo na ICM-SP (Igreja da Comunidade Metropolitana de São Paulo). Confira a reportagem completa aqui.

Siga o Alguém Avisa no seu Canal no YouTube e confira conteúdos especiais.