PROJETO BOLETO+1 AJUDA MULHERES A PAGAREM SEUS BOLETOS NA QUARENTENA

Um grupo de amigas, ligadas a cinema, artes visuais, literatura e teatro, conseguiu em tempo recorde, pouco menos de duas semanas, criar uma corrente virtual de solidariedade, em meio à pandemia do coronavírus.  Até o fechamento dessa reportagem, o Boleto+1, abrigado no Facebook, reunia mais de 22 mil pessoas de todo o país.

De um lado da tela, pessoas que precisam de ajuda. Do outro, quem pode e deseja oferecer apoio. Acessando o grupo, mulheres contam com outras, dispostas a auxiliar no período de quarentena, pagando uma conta de luz ou de água online, via código de barras, fazendo doações em dinheiro, por transferência bancária, ou oferecendo visibilidade à venda de produtos.

Em quarentena, assim como todos os seus milhares de usuários, as administradoras do Boleto+1 têm se concentrado em dar conta da crescente demanda, já que a organização é fundamental para manter a credibilidade. E se preocupam agora em consolidar a rede, inserindo serviços considerados essenciais nesse momento. A intenção é formar uma equipe voluntária de profissionais de saúde (médicos, enfermeiras, psiquiatras e psicanalistas) para atendimento online.

Mais que um post
A rede de generosidade criada pelas “boleteiras”, como elas se autointitulam, teve origem em um post numa rede social, em 16 de março, e foi se consolidando em reuniões por Skype, telefonemas e mensagens inbox. Professora de teatro e atriz, Janaína Kremer estava em quarentena em sua casa quando decidiu desabafar sobre a angústia que sentia em relação às mulheres que não podiam parar de trabalhar em meio à pandemia. A postagem não passou batida e fez a diretora de fotografia Lívia Pasqual sugerir a criação de um grupo, formado por amigas. “Eu dei uma ideia, levantei uma questão, mas foram elas que ajudaram a tornar essa ideia um projeto sério”, observa Janaína,

As duas convocaram, então, a atriz Priscila Guerra, a cineasta Tatiana Nequette e a artista visual Caroline Faleiro. Distanciamento físico? Só um detalhe. Janaína mora em uma cidade no interior do Rio Grande do Sul, Montenegro, enquanto Priscila, Tatiana e Lívia moram em Porto Alegre e Caroline reside em São Paulo. Moderadoras, também voluntárias, foram adicionadas, para ajudar na enxurrada de apelos e acompanhar o atendimento aos pedidos, que vão do desespero à fome.

Até o momento, via Boleto+1, mais de 2,5 mil pessoas tentaram se conectar em busca de auxílio. Para facilitar a comunicação, “as boleteiras” criaram até uma espécie de tutorial de pedidos e ajuda. “Entre os que mais me tocam estão aqueles relacionados com mães preocupadas com a fome de seus filhos. Elas recebem as colaborações e enviam fotos de suas geladeiras cheias. Foram muitas histórias assim essa semana”.

Regras também foram criadas. “Recusamos pedidos de remédios ou de vaquinhas e nos concentramos em boletos e em ajuda em dinheiro para suprir necessidades básicas, comida na mesa”. A continuidade não é uma preocupação. Ser desnecessário seria sinal de mudança para melhor. “Espero que as pessoas desenvolvam o senso de coletividade e que alguns mitos neoliberais sejam enterrados de uma vez por todas”.

Manter o foco na organização do grupo, de acordo com Tatiana Nequette, é o melhor modo de ficar firme, diante da realidade que se descortina a cada apelo por ajuda. Para ela, fazer as coisas funcionarem mostra o quanto a coletividade pode ser essencial. “Nossa única chance de sobrevivência em tempos de crise são as redes de solidariedade que estão se formando. Se conseguirmos atravessar essa pandemia, vai ser porque tivemos que ser menos egoístas, tivemos que nos dar as mãos, levar o outro mais em consideração e levar a natureza mais em consideração”.

Como funciona o boleto +1

Onde? 
Entre no Facebook e procure o grupo Boleto +1 (Para participar do grupo é só acessar esse link )

Precisa de ajuda? 
O grupo oferece ajuda com boletos. Você pode pedir a quitação de um boleto. Você também pode pedir alimentos, gás e outras coisas que não estejam necessariamente em forma de boleto. 

Quer ajudar?
Você pode ajudar pagando um boleto no valor integral ou ajudando com outras doações 

Quer pedir ajuda? 
Faça seu post com o título já indicando o pedido (boleto ou item e o valor)

Fonte: Correio 24 Horas

Siga o Alguém Avisa no seu Canal no YouTube e confira conteúdos especiais.