‘HOMOPATERS’ AJUDA PAIS EM RELACIONAMENTOS HOMOAFETIVOS

O Homopaters é um site que é resultado de um trabalho com homens e pais que se mantêm em relacionamento homoafetivo; é também resultado do próprio interesse dos pais que vão ao encontro do ‘Homopaters’, em demanda crescente, buscando maiores esclarecimentos e acima de tudo um espaço para reflexão e informação. Desde 2007, o projeto surgiu como uma parte do doutorado das pesquisadoras Vera Moris: psicóloga e psicoterapeuta especializada em família, com ênfase em prevenção e tratamento psicológico, paternidade homoafetiva, gênero e sexualidade e Dine Baião: psicóloga, gestalt terapeuta, terapeuta corporal. Especialista em terapia familiar e de casal; especialista em Psicossomática. Moderadora do grupo de pais homossexuais Rio de Janeiro.

O grupo acabou se mantendo, em grande parte da necessidade de alguns homens e pais movidos pelo desejo de se fortalecerem, se apoiarem mutuamente e de encontrarem saídas para situações ímpares que vêm vivendo desde que se reconheceram e se assumiram como homossexuais. Hoje dezenas de homens, alguns provenientes de outros estados e cidades, trocam informações e se fortalecem através de encontros presenciais ou do grupo virtual.

Esse trabalho com os pais tem se revelado uma experiência inovadora, fruto de uma construção conjunta entre todos, o que faz disto um desafio tanto para as profissionais, como para os próprios pais que compartilham suas histórias de vida e expõem suas fragilidades e angústias. A prática tem mostrado ao grupo que acima de tudo, há uma necessidade de ampliação de uma rede de suporte para esse homem que é pai e homossexual, que tem estado só, ameaçado por seus próprios fantasmas e temores, receoso e culpado diante dos preconceitos que enfrenta quando assume sua homoafetividade.

O site também possui um espaço informativo com materiais para ajudar quem tem dúvidas sobre o assunto. Com conteúdos que falam sobre homofobia, ex-mulheres, a revelação, etc. Os conteúdos podem ser acessados aqui.

Siga o Alguém Avisa no seu Canal no YouTube e confira conteúdos especiais.