PUBLICITÁRIA CRIA GUIA SEXUAL PARA MULHERES LÉSBICAS E BISSEXUAIS

A publicitária e ilustradora Nicolle Sartor, de 21 anos, acaba de lançar um guia de saúde sexual focado em mulheres lésbicas e bissexuais ilustrado como trabalho de conclusão do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Santa Maria O projeto, que ganhou nome de “Velcro Seguro — O Guia de Saúde Sexual para Mulheres Lésbicas e Bissexuais com Vulva“, tem dez páginas ilustradas de forma colorida, didática e com linguagem acessível, “traduzindo” informações concedidas pela médica ginecologista Thais Machado Dias, da Unicamp.

O conteúdo vai desde a definição de DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) e ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) até a anatomia feminina e a forma mais segura de utilizar vibradores, camisinhas femininas e outros acessórios. Em entrevista para Universa, Nicolle contou que a ideia de se aprofundar e difundir informações sobre o tema veio de sua experiência pessoal enquanto mulher lésbica.

“Eu pessoalmente não tinha essa informação, esse assunto nunca havia sido debatido nos meus círculos sociais nem em consultas médicas”, conta. “Há uma epidemia de sífilis e pessoas que não recebem informação e atenção necessárias simplesmente porque são invisibilizadas, porque as práticas sexuais delas não são consideradas”.

Em suas pesquisas, a publicitária chegou a encontrar algumas cartilhas desenvolvidas pelo Ministério da Saúde, mas a mais completa delas, o “Chegou a hora de cuidar da saúde: um livreto especial para lésbicas e mulheres bissexuais”, foi lançada há mais de 12 anos e está fora de circulação. Outros, mais recentes, englobam todo o público LGBT e não trata especificamente o sexo entre mulheres. Então estudante, Nicolle passou todo o ano de 2019 desenvolvendo o Velcro Seguro — além das pesquisas e do texto, ela mesma ilustrou todas as páginas.

Confira AQUI a cartilha completa.

Siga o Alguém Avisa no seu Canal no YouTube e confira conteúdos especiais.