GOVERNO SUECO INCENTIVA PROJETO DE LEITURA FEITO POR DRAG QUEENS

O projeto ‘Drag Queen Story Hours’ recebeu uma oposição generalizada de conservadores nos Estados Unidos. Prefeitos em Sparks, Nevada e Lafayette, Louisiana, pediram para encerrar os eventos em suas cidades. Os shows, nos quais drag queens lêem para crianças, foram realizados em dezenas de cidades nos EUA, Reino Unido e Canadá.

Mas na Suécia, amiga do LGBTQ +, o governo anunciou recentemente que vai dar dinheiro aos artistas drag para criar e realizar eventos destinados a promover a alfabetização dos jovens. Na semana passada, a Associação Cultural MUMS em Estocolmo recebeu 1.710.500 coroas suecas – ou US $ 177.000 em dólares americanos – para desenvolver “contos de fadas criativos” realizados diante de um público jovem por meio do projeto ‘Entre Dragões e Drag Queens’.

“Além de criar novas histórias, o projeto desenvolverá um modelo de hora da história acessível, com base nas necessidades e desejos do grupo-alvo, para que a experiência seja a melhor e mais acessível possível”, afirma o Fundo de Herança da Suécia, que forneceu a concessão, em um comunicado de imprensa . “[…] o projeto apresentará seus contos de fadas nas bibliotecas, mas também em outros contextos.” O projeto incluirá oficinas destinadas a ensinar as crianças a realizar e organizar seus próprios eventos de leitura. 

Outros beneficiários de subsídios do Fundo Sueco de Herança – criado em 1928 para doar dinheiro para organizações sem fins lucrativos de cidadãos falecidos sem herdeiros diretos – incluem grupos de ação climática, programas de emprego para jovens que ingressam na força de trabalho e uma organização que se envolve em contar histórias através da dança.

Embora seja improvável que os eventos de dragagem recebam muita reação em um país citado regularmente como um dos mais progressistas do mundo , sites de direita nos EUA já estão furiosos. A Big League Politics previu que os eventos estariam “expondo as crianças ao transgenerismo”, enquanto Breitbart evocou o mito de predadores trans amplamente desmascarado para afirmar que há “o potencial de criminosos sexuais participarem das atividades”. 

No início deste ano, Among Dragons e Drag Queens realizaram um evento no qual os artistas liam para crianças migrantes recém-chegadas à Suécia. Segundo um comunicado, os organizadores afirmaram que o evento foi “um pouco mais mágico, pois a maioria das crianças não sabia falar sueco”. “Com a ajuda de cores, glitter, transformações de roupas e repetição das palavras, todas as crianças puderam acompanhar as histórias”, disse o grupo.

Siga o Alguém Avisa no seu Canal no YouTube e confira conteúdos especiais.