SIMPÓSIO GÊNERO E INFÂNCIA ACONTECE NOS DIAS 17 E 18 DE OUTUBRO

O ciclo de conversas que ocorrerá nos dias 17 e 18 de outubro de 2019 no Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre aborda assuntos muito importantes. Há algo, no funcionamento da infância, que questiona e refaz gêneros e formas de existir ou entender o mundo que nos cerca. Diversas são as literaturas sobre este período que, seja por uma via da aprendizagem ou do brincar, se debruçam sobre este jogo – precário e, sempre, temporário – com categorias já instituídas ou estabelecidas.

Neste simpósio, perguntamo-nos como, junto e em defesa dos direitos da infância, legitimar tais contravenções de uma teleologia – ou de um funcionamento normativo, de maneira geral – e ainda assim sustentar, assertivamente, os valores e a aceitabilidade das constituições, narrativas e desenvolvimentos que desviam da ordem do esperado.

À procura de consonâncias e dissonâncias, esperamos compor um espaço de diálogo interdisciplinar, colocando três eixos (Direitos Humanos, Educação e Psicanálise) como orientadores de nossa discussão. Aguardamos com entusiasmada expectativa pelas contribuições que possam – de maneira interseccional – colocar os questionamentos, os impasses e as respostas que surgem do trabalho com e das práticas de elaboração a acerca da interlocução que dá título a este encontro.

SIMPÓSIO GÊNERO E INFÂNCIA:DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO E PSICANÁLISE

Quando: 17 e 18 de Outubro de 2019
Onde: Instituto de Psicologia – UFRGS
Rua Ramiro Barcelos, 2600
Evento Gratuito

Inscrições ENCERRADAS

Os credenciamentos serão iniciados 30 minutos antes do horário de início das mesas principais (quinta-feira 8h30, quinta-feira 17h30 e sexta-feira 12h30). Neste momento apenas as pessoas inscritas no formulário poderão entrar. Depois do início da apresentação da mesa haverá a possibilidade de inscrição para o restante do público, de acordo com a lotação do auditório.

Os certificados serão disponibilizados de acordo com a carga horária cumprida no decorrer do evento e serão confirmados por email, após o evento. Aqueles que precisarem de comprovantes de comparecimento no dia deverão informar no momento do credenciamento.

Siga o Alguém Avisa no seu Canal no YouTube e confira conteúdos especiais.