JOVEM TRANS LANÇA SÉRIE SOBRE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA

O estudante de Comunicação Social Thiago Peniche publicou no Youtube uma série com o objetivo de informar sobre prevenção ao câncer de mama. Thiago é um rapaz trans e com a chegada do outubro rosa, se deu conta que existe muito pouco conteúdo na internet voltado às pessoas transexuais sobre o assunto. Em um dos vídeos, o universitário faz o auto-exame preventivo diante da câmera ao lado da namorada. Uma ação com o objetivo de visibilizar os homens trans, esquecidos em campanhas públicas do Outubro Rosa.

“Uma vez que nenhuma campanha pública do Outubro Rosa representa o meu gênero e o meu corpo, eu decidi ser minha própria representatividade, espalhando informação e alertando sobre a necessidade de termos um Outubro Rosa mais inclusivo”, disse.

Ele torce para que os vídeos alcancem população trans e sejam esclarecedores sobre a importância da prevenção. O estudante cobra maior atenção do poder público para a população trans. “É importante o autocuidado, sempre estar se examinando, e tendo acompanhamento médico, indo ao ginecologista. Muitos homens trans tem dificuldade de ir ao ginecologista, eu mesmo sou um deles. Isso ocorre porque temos vergonha, porque sabemos que vamos sofrer com os olhares, com os comentários indelicados e muitas vezes vamos dar de cara com um médico que não está preparado para nos atender. Voltamos pra casa tristes, muitas vezes perdemos a vontade de nos cuidar. E isso é muito problemático porque a Constituição diz que a saúde é direito de todos e dever do Estado; mas, na prática, existe uma população que ainda não consegue acesso à saúde com eficiência”.

Confira os vídeos:

https://youtu.be/mJG-7B8RF9A

Fonte: RioGayLife

Siga o Alguém Avisa no seu Canal no YouTube e confira conteúdos especiais.