CAIO MASCARELLO CRIA FINANCIAMENTO COLETIVO PARA O LIVRO JAKEZINE

O artista visual Caio Mascarello lança na quinta-feira, 17.10, a partir do meio dia, o financiamento coletivo do JAKEZINE – livro e residência artística, através da plataforma do Catarse. O JAKEZINE é um livro de artista, todo ilustrado, colorido, em que por meio de colagens, desenhos e texto, o artista narra a sua vivência como homem gay em um grande centro urbano. A narrativa é construída de forma visual, abordando dois temas centrais: sexualidade e amor.

“Quando comecei o JAKEZINE em 2015 eu tinha muita vergonha em trabalhar a minha sexualidade com a arte. Um dia uma professora me disse: se tu tem medo ou vergonha, faz sem compromisso nas últimas folhas. A partir dai eu comecei a criar na parte de trás do meu caderno diversas artes, que se tornaram uma narrativa de trás pra frente.”

Ainda em 2015, o artista começou a publicar páginas e criar intervenções urbanas dessa série, como o adesivo GAY E ATEU GRAÇAS A DEUS, colado nas ruas de Porto Alegre e São Paulo. A medida que ia publicando novos trabalhos o reconhecimento do público começou a assustá-lo: “O reconhecimento me deu muito medo, afinal, quanto mais eu falava sobre sexualidade mais eu me aprofundava nesse tema comigo mesmo, me expunha como pessoa e rompia com um estigma de manter minha sexualidade secreta.”

Contudo, somente agora o artista resolveu finalizar este projeto, e através do financiamento coletivo busca transformar as páginas do seu caderno em um livro e incentivar um debate que vai além da sua publicação: “O JAKEZINE traz a minha história, a minha verdade, mas ela não é só minha. Apoiar um projeto de arte que trabalha sexualidade, o corpo, a erotização do masculino, o prazer, o amor, de forma independente é um ato político. E realizar esse projeto traz a arte como um caminho de debate público.”

Este projeto pode ser apoiado através da plataforma Catarse, no link: www.catarse.me/jakezine. O projeto pode ser apoiado com diversos valores, a partir de R$ 10,00, e para cada valor de apoio existem diferentes recompensas, como o livro finalizado, adesivos, postais, originais e, ainda, a participação em uma oficina de colagens eróticas (a ser realizada em Porto Alegre e São Paulo), ou o desenvolvimento de uma arte exclusiva no estilo do livro para o apoiador.

Para mais informações visite o link do catarse ou acompanhe o artista e o processo do JAKEZINE em seu Instagram.

Serviço:
O que: Financiamento Coletivo do livro JAKEZINE do artista Caio Mascarello
Quando: de 17.10.2019 a 17.12.2019
Para participar: www.catarse.me/jakezine
Quanto: Recompensas a partir de R$ 10,00.
Mais informações: caio@caiomascarello.com

Siga o Alguém Avisa no seu Canal no YouTube e confira conteúdos especiais.