PROJETO ‘FORA DA ASA’ OFERECE ACOLHIMENTO PSICOLÓGICO PARA LGBTQI+

Escutar a vida, em suas diferentes manifestações, implica responsabilizar-se pelo sofrimento humano. A Fora da Asa e as psicólogas Francine Bottoni e Jossane Candeira, em sua implicação ética com o social e com a escuta da vida, vêm inventando asas e voos para – com a ousadia poética de Manoel de Barros – acolher borboletas.

Vemos uma enxurrada de discursos a mapearem e a tentarem definir o público LGBTQI+. Muito se fala dessas pessoas, mas pouco se parece colocá-las no centro ou deslocá-las das margens e das exclusões. Muito se fala dessas pessoas, mas pouco parece haver de escuta em relação ao que elas têm a dizer. Essa enxurrada de falas e de opiniões pré- formuladas, poderia ser vista como um modo de silenciamento? Falar, falar e falar em excesso, sem desnaturalizar ou produzir outros ecos, para não possibilitar espaço a uma fala singular e que possa de fato ser escutada, considerada e acolhida em sua diferença? Considerando o descrito acima, o projeto Vidas em Voo constitui-se na tentativa de conceder voz ao público LGBTQI+. Na tentativa de oferecer espaços de escuta às demandas de sofrimento psíquico desse público. Para isso, o projeto iniciará com duas propostas de escuta, as quais poderão se alterar ao longo do processo, uma vez que a ideia é poder construí-las junto aos seus usuários, apreciando as questões que se apresentarem no decorrer do caminho.

Acolhendo voos:

Acolhimento psicológico realizado semanalmente pela psicóloga Jossane Candeira – CRP 07/28863, no espaço Fora da Asa* em horário pré-estabelecido (quintas-feiras das 15 às 17 horas). Os atendimentos serão pagos através de contribuições espontâneas, não necessariamente com valores monetários. O acolhimento psicológico consiste em uma prática clínica que tem por finalidade dar acolhida e apoio psicológico à população que busca atendimento imediato para as suas demandas emocionais. Um dos objetivos dos acolhimentos é oferecer ajuda no reconhecimento de problemas ou conflitos ainda não identificados, bem como possibilitar ao
usuário do serviço uma visão mais clara de si mesmo e da problemática que vive. Assim, a psicóloga percebe as necessidades do usuário e atua oferecendo informações, orientações e, quando necessário, encaminhamentos.

Endereço de atendimento:
Rua José do Patrocínio, 642, lado b, Cidade Baixa, Porto Alegre – RS.

Inventando Asas:

Psicoterapia no consultório* da psicóloga Francine Bottoni – CRP 07/22995, em horário a ser combinado com a profissional, e a valores acessíveis, conforme as condições socioeconômicas de cada pessoa. A psicoterapia é um processo singular, vivido a partir do encontro entre profissional e paciente. Implica a criação de um espaço/vínculo que permita o “contar-se”, o “narrar-se” e, assim, a invenção de outras histórias sobre si ou de outras formas de existir. A psicoterapia auxilia, assim, na expansão da vida e dos modos de se relacionar consigo e com o mundo.

Endereço de atendimento:
Rua General João Telles, 53, sala 203, Bom fim, Porto Alegre – RS.

Participação da Fora da Asa:

A Fora da Asa mediará o fluxo ou a demanda, servindo de “ponte” para que o público seja encaminhado às profissionais. Além disso, a Fora divulgará a iniciativa a diferentes espaços que contem com possíveis pessoas interessadas.

Siga o Alguém Avisa no seu Canal no YouTube e confira conteúdos especiais.