DIOCESE ANGLICANA DE PORTO ALEGRE AUTORIZA CASAMENTO HOMOAFETIVO

Em uma decisão histórica, a Diocese Meridional da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), sediada em Porto Alegre, autorizou a realização do casamento religioso igualitário. Com a decisão, aprovada por 46 votos, ante seis contrários e seis abstenções, em um colegiado formado por reverendos e representantes das paróquias, os clérigos anglicanos podem celebrar casamentos entre pessoas do mesmo sexo.A permissão à união homoafetiva foi ratificada durante o 126º concílio diocesano, realizado de 8 a 10 de junho, um final de semana depois que o 34º Sínodo Nacional da IEAB autorizou as dioceses, que funcionam de forma autônoma, a decidirem sobre a questão. Em Brasília, na assembleia de bispos, foram 57 votos a favor, 3 contrários e 2 abstenções à proposta, levada pelos religiosos da capital gaúcha.

Mesmo autorizado, o casamento entre pessoas do mesmo sexo precisa ser permitido pelo bispo responsável por cada diocese – a exemplo do que já acontece com pessoas divorciadas. Conforme o bispo da Diocese Meridional, Humberto Maiztegui Gonçalves, a exigência não tem teor discriminatório. “Não achamos (o casamento gay) pior ou menos digno, apenas queremos evitar o uso da igreja para algo que não se encaixe na dinâmica de evangelização. Não podemos ser uma agência de casamentos, somos uma igreja”, pondera Maiztegui. “Mas tem que ser algo muito terrível para o bispo não assinar”, acrescenta o religioso.

Maiztegui cita também que os anglicanos ordenados que não se sentirem confortáveis em realizar o casamento podem se recusar a conduzir a cerimônia. “Qualquer clérigo ou clériga pode se negar a fazer uma matrimônio, por questões de consciência, sem dar razões. Se não se sentir bem, ele vai me comunicar, e eu mesmo vou fazer (o casamento) ou vou encaminhar para outra pessoa fazer”.Uruguaio de Montevidéu, o bispo está à frente da diocese da capital gaúcha desde 2013. Segundo ele, o tema é aprovado pela ampla maioria dos fiéis e as resistências têm diminuindo ao longo do tempo. Para o religioso, aqueles que atualmente se manifestam contra a união homoafetiva são movidos por uma “leitura fundamentalista” da Bíblia. “A Bíblia fala sobre Deus, mas não foi Ele quem escreveu. Foram pessoas, na sua época, na sua linguagem, com sua visão de mundo”.Para Maiztegui, a interpretação do livro sagrado deve ser “conceitual”, e os mandamentos que pregam o amor a Deus e ao próximo superam os trechos contrários à homossexualidade. “Como alguém pode amar o próximo e negar-lhe a felicidade? Este é um pequeno passo de reconhecimento teológico e eclesiástico de que somos todos iguais”, declara o bispo.

Fonte: Jornal do Comércio

Siga o Alguém Avisa no seu Canal no YouTube e confira conteúdos especiais.