‘LÉSBICAS QUE PESQUISAM’ AGORA POSSUEM SITE COM CATÁLOGO DE PESQUISAS

Recentemente, o projeto Lésbicas que Pesquisam colocou no ar a sua nova plataforma. Oo objetivo é disponibilizar um catálogo digital que reúna informações sobre pesquisadoras lésbicas e suas pesquisas. Dando visibilidade à produção feita por lésbicas: pesquisadoras de qualquer área podem contribuir compartilhando sobre suas pesquisas que já foram concluídas ou que ainda estão em andamento.

​Como resultado, criaram essa plataforma na qual catalogaram e disponibilizaram conteúdo sobre uma pluralidade de produções das mais diferentes temáticas. Esse espaço pode ser acessado por qualquer pessoa, mas tem uma importância especial para lésbicas, que podem conhecer as produções.

​Todo esse processo é colaborativo: para  que consigamos seguir reunindo essas pesquisas, é muito importante que você participe respondendo ao formulário, caso queira participar da lista, e ajude a divulgar o projeto.

​​O Lésbicas Que Pesquisam foi inspirado por duas iniciativas brilhantes: Mulheres Também Sabem e Catálogo Intelectuais Negras Visíveis.

​POR QUE ISSO IMPORTA?

“O LQP surgiu quando nos perguntamos: onde estão as lésbicas na academia? O que estamos produzindo? ​A universidade foi concebida para atender a elite, que era composta por homens brancos, letrados e heterossexuais e da metrópole. Muito dessa origem ainda se mantém: o ambiente universitário segue, muitas vezes, sendo um espaço hostil àquelas que não deveriam estar ali. A presença feminina, lésbica, de mulheres negras e mulheres periféricas ainda não é bem acolhida no meio acadêmico. ​Ao longo da trajetória acadêmica, são raras as atividades com unificação das sapatonas e de valorização de suas pesquisas. Não somos incluídas nos grandes nomes e referenciais. Conhecemos umas às outras, temos nossos grupos de amizade, mas não percebemos essa união no que diz respeito à pesquisa. Nosso trabalho é fragmentado e pouco reconhecido – e isso não é mero acaso. É urgente que nos façamos visíveis.​Viemos para dar nome e sobrenome às pesquisadoras lésbicas, das mais variadas áreas do conhecimento, e facilitar o acesso às nossas próprias produções. O que orientou nossa criação foi a necessidade de uma plataforma referencial de pesquisadoras lésbicas; depois, veio a página no Facebook e o Instagram para divulgação, e a partir de então começamos a desenvolver outros projetos”. 

QUEM SOMOS NÓS?

MARIA EDUARDA MAGRO
Idealizadora e criadora do Lésbicas Que Pesquisam e responsável pela coordenação de projetos e criação de conteúdo. Graduanda em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

EDUARDA FERRARI SOLETTI
Co-Criadora do Lésbicas Que Pesquisam e responsável pela administração de projetos. Graduanda em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

BIBIANA FALKENBACH
Colaboradora do Lésbicas Que Pesquisam e responsável pela criação e manutenção do site e do catálogo de pesquisadoras lésbicas. Graduanda em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Confira o vídeo do Alguém Avisa sobre Visibilidade Lésbica;

Siga o Alguém Avisa no seu Canal no YouTube e confira conteúdos especiais.