CURTA ‘AFRONTE’ CENSURADO PELO PRESIDENTE ESTÁ DISPONÍVEL ONLINE

Assista ao Curta-metragem Afronte, um dos audiovisuais censurados recentemente pelo Presidente. Abaixo também vemos a Carta Aberta escrita pela equipe do filme. AFRONTE!

Carta Aberta

O poder do cinema ultrapassa a capacidade de fazer as pessoas sonharem, ele está também em se reconhecer na tela. 
O filme Afronte é resultado do acesso de dois estudantes negros à universidade pública de qualidade. Ao ocupar esses espaços por meio de uma política pública, nos sentimos na obrigação retribuir todo o investimento público na nossa educação através de um produto que dialogasse com a sociedade brasileira e proporcionasse a real possibilidade da mesma se sentir representada. 
O Afronte foi realizado com o trabalho árduo de uma equipe que se engajou no projeto sem receber nenhum pagamento. O dinheiro utilizado para fazê-lo foi conseguido por meio de um financiamento coletivo realizado na plataforma Benfeitoria, no qual todos que participaram puderam acompanhar cada momento da campanha que realizamos, sendo de conhecimento público o valor arrecadado. Não recebemos nenhuma verba pública para a produção do filme.
Condenamos a CENSURA imposta pelo Governo Federal e pelo Presidente aos projetos de filmes e séries que buscam discutir a diversidade sexual. A ANCINE tem um papel importante na manutenção e no fomento do cinema no Brasil, e esse papel tem que ser exercido respeitando a liberdade artística e compreendendo que somos múltiplos.
Falar de maneira superficial e preconceituosa sobre projetos audiovisuais complexos que contribuirão para o debate sobre racismo, diversidade e respeito no país que mata diariamente NEGROS e LGBT’s demonstra a incapacidade do atual representante do executivo federal em debater questões essenciais para o Brasil. O presidente demonstra diariamente ignorância e falta de conhecimento em relação à sociedade brasileira e à importância da produção cinematográfica nacional.
Reiteramos nossa crítica à maneira como o Presidente utiliza as redes sociais para tratar temas de grande importância para a população, contribuindo para a falta de informação que permeia o debate público no Brasil atualmente. Prestamos nossa solidariedade aos outros projetos citados que foram tratados de maneira leviana e explicitamente CENSURADOS. 
Faz-se necessário que os meios de comunicação, antes de publicar matérias sobre as falas inconsequentes e ignorantes do Presidente em suas lives, entre em contato com as pessoas e grupos citados pelo mesmo para que tenhamos o direito de rebater suas acusações, visto que é cada dia mais evidente que ele não compreende a importância e a responsabilidade do cargo que ocupa.
Nos orgulhamos muito da realização do Afronte, do caminho trilhado pelo filme, do seu reconhecimento pela crítica especializada nacional e internacional e pelos diálogos gerados pelas exibições nas mais variadas regiões do Brasil e diversos outros países.
Depois dos resultados do filme, das respostas positivas que recebemos, do diálogo iniciado, decidimos tentar levar o Afronte para além do DF. Em formato de série, e esse é o projeto que o Presidente está deliberadamente censurando, num total desconhecimento da forma como os editais funcionam e se excedendo ao que é de competência direta do executivo..
Pela sua já notável desinformação e em uma oferta generosa de trazer um mínimo de cultura para o senhor, recomendamos que assista ao nosso filme, que estamos disponibilizando online.

Equipe do Afronte.

Sinopse:

Ficção e documentário se cruzam para mostrar o processo de transformação e empoderamento de Victor Hugo, um jovem negro e gay, morador da periferia do Distrito Federal. Seu relato se mistura aos depoimentos de outros jovens, cujas histórias revelam diferentes formas de resistência, encontradas em discursos de valorização do negro gay.

Siga o Alguém Avisa no seu Canal no YouTube e confira conteúdos especiais.