LA SALLE TERÁ MBA EM DIVERSIDADE E DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS

“Sempre que tenho que interagir com algum colega homem, sinto que preciso modificar a minha forma de falar e a minha voz, tenho que falar em um tom mais grave na tentativa de ser respeitado, algo que outros homens não precisam se preocupar. Sinto que o meu trabalho é desvalorizado caso eu não tenha uma postura mais masculina”. Esse depoimento verídico e anônimo de um profissional gay traz a dimensão das desigualdades que estão, muitas vezes, enraizadas nos ambientes profissionais. Relatos assim mostram como o mercado de trabalho ainda não sabe lidar com a diversidade. Funcionários gays, com deficiência, de determinadas religiões e negros passam por discriminação todos os dias, nos mais variados ambientes.

Uma das maiores dificuldades é que os profissionais responsáveis por esses espaços também não sabem como promover a igualdade, dialogando com os diferentes setores que compõe as empresas e organizações. “Diferentes indicadores sociais brasileiros demonstram que vivemos numa sociedade atravessada por movimentos discriminatórios, o que consolida um cenário de desigualdades, no qual as oportunidades de trabalho têm ocupadas de forma distinta pelos diferentes grupos populacionais”, avalia o Prof. Me. Cássio Cassel, coordenador do MBA em Diversidade e Desenvolvimento de Práticas Inclusivas da Universidade La Salle, pioneiro na temática no Rio Grande do Sul.

O foco é capacitar a profissionais de RH, gestores e formados em outras áreas para trabalharem com a diversidade amparadas em aprendizados teóricos e práticos. Ao longo das 360 horas de carga horário do curso lato sensu, estão disciplinas que abordam:

– Desigualdade e discriminação

– Legislação

– Questões étnico-raciais, de gênero, sexualidade e deficiência

– Gestão para Diversidade

-Projetos de Inclusão

“Na sociedade contemporânea, investir em diversidade é investir na própria organização. Há estudos e resultados organizacionais que comprovam que empresas inclusivas, que debatem as problemáticas sociais e promovem a integração e atuação dos diferentes grupos populacionais são mais criativas, têm equipes mais motivadas, comunicam-se melhor com seus públicos internos e externos e, desta maneira, diferenciam-se no mercado”, avalia Cássio.

Bolsas de estudos

Visando a formação de um grupo de alunos múltiplo, o curso está ofertando bolsas de estudos integrais para candidatos de baixa renda. Confira o edital.

Outras duas bolsas integrais serão ofertadas a integrantes do Pride Connection, rede de empresas que busca promover espaços de trabalho mais inclusivos, diversos e seguros para LGBT+. A Universidade La Salle integra o Pride Connection desde abril.

Curso surgiu a partir de co-criação

A ideia do curso surgiu a partir de uma co-criação com especialistas na área, que se reuniram em dezembro de 2018, no Café com Especialistas e compartilharam suas experiências. Na ocasião representantes de diferentes organizações, empresas e movimentos ligados à educação, diversidade sexual, gênero e questões etnicorraciais estiveram reunidos em um bate papo sobre o tema avaliando o projeto e dando sugestões que fortaleceram programa. 

Fonte: Universidade La Salle

Siga o Alguém Avisa nos perfis oficiais no Twitter, no Facebook e no Instagram.