CHEFE DE POLÍCIA DE NY PEDE DESCULPAS POR STONEWALL APÓS 50 ANOS

A violenta batida policial no Stonewall Inn, em Nova York, em 1969, é amplamente considerada como um evento seminal no movimento pelos direitos dos homossexuais. Mas as autoridades policiais há muito se recusavam a admitir que o comportamento dos policiais e a invasão em si não se justificavam, deixando um abismo entre a polícia e os defensores dos direitos dos homossexuais que parecia aprofundar a desconfiança ao longo dos anos.

Recentemente, pessoas em todo o mundo começaram a comemorar o 50º aniversário do confronto, quando o comissário de polícia de Nova York deu um passo em direção a fazer as pazes, emitindo um incomum pedido oficial de desculpas em nome do Departamento de Polícia pelas ações dos oficiais durante a Revolta de Stonewall. “As ações tomadas pela N.Y.P.D. estavam erradas – simples e simples”, disse o comissário, James P. O’Neill, durante um evento na sede da polícia.

Foi uma admissão que os líderes dos direitos dos gays disseram que era importante e inesperada, ainda que em atraso. Ainda assim, alguns alertaram o Departamento de Polícia que suas ações futuras precisariam apoiar as palavras.

“A história da violência policial e criminalização do povo continua ocorrendo até hoje”, disse Richard Saenz, advogado da Lambda Legal, uma organização nacional de direitos civis.

Políticos e líderes pelos direitos dos homossexuais aumentaram suas solicitações para que O’Neill pedisse desculpas nos últimos meses, pedindo uma audiência pública, enquanto Nova York sedia o World Pride, um encontro global que está acontecendo na cidade este ano para comemorar o 50º aniversário. da revolta de Stonewall.

Durante um briefing de segurança relacionado à sede do World Pride at Police, o comissário ofereceu o pedido formal de desculpas que os funcionários do Departamento de Polícia, incluindo o próprio O’Neill, disseram durante anos que era desnecessário.

“Acho que seria irresponsável passar pelo mês do World Pride, para não falar dos eventos no Stonewall Inn em junho de 1969”, disse O’Neill. “Eu não sei o que aconteceu.” “As ações e as leis eram discriminatórias e opressivas e, por isso, peço desculpas”, acrescentou. O auditório irrompeu em aplausos.

Fonte: NY Times

Siga o Alguém Avisa nos perfis oficiais no Twitter, no Facebook e no Instagram.