SOMOS LANÇA O CLUBE DE LEITURA: SOMOS + LITERATURA

Dando início às novas atividades do ano, é com muito carinho que o SOMOS divulga o Clube de Leitura: Somos + Literatura. “Pensamos na literatura como uma importante ferramenta para conhecer mundos e proporcionar encontros. A ideia de se reunir em torno do amor pelas histórias compartilhadas é uma possibilidade de resistência em tempos tão sombrios como os atuais, onde os encontros, trocas de olhares e abraços são tão necessários. Movidos pelo amor pela literatura e pela vontade de abrir nossas portas para o público em geral, em fevereiro daremos início às atividades” é o que dizem os integrantes da ONG.

Para eles, o objetivo principal é trazer ao público a possibilidade de conhecer e discutir obras de autorxs LGBT+, a partir de encontros mensais, como em outros clubes mais conhecidos como Leia MulheresLeia Mulheres Negras, dentre outros. A cada encontro serão discutidas obras pré-estabelecidas. Os encontros serão na sede da SOMOS, que fica na Rua dos Andradas, 1560, 6º andar, a partir das 10 horas, sempre aos segundos sábados do mês.

O clube será mediado por Vita Lou (doutoranda em Psico Social na UFRGS e Coord. Técnica do SOMOS) e Lucas Besen (Antropólogo e doutor pelo PPGAS-UFRGS), dois amigos completamente apaixonados por boas e inspiradoras histórias. Como bem disse a Carol Almeida, do Suplemento Pernambuco de Janeiro/2019:

“Em 2019, ano que inaugura uma temporada de incógnitas e temores sobre as possibilidades do devir crítico, para além de pensar sobre como a arte pode criar seus atalhos em espaços de ruínas, é urgente construir abrigos de con-vivência e contemplação das ideias. No meio das bombas? Sim, no meio das bombas”. Vamos dar as mãos, compartilhar impressões, conversar, tomar um café e (re)conhecer obras de LGBTs! Vamos juntxs?

No primeiro encontro do Clube de Leitura, será discutida a obra mais emblemática do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu, Morangos Mofados. O livro é um dos seus trabalhos mais reconhecidos e é significativo que seja discutido em tempos onde o conservadorismo tem sido cada vez mais aclamado. Foi lançado em 1982 e, de acordo com a crítica literária Heloisa Buarque de Hollanda, “Os contos de Morangos Mofados mostram a fé fundamental que iluminou o projeto libertário da contracultura. A fé que orientou o sonho cujo primeiro grande impulso vem dos rebeldes sem causa da sociedade tecnocrática pelo flower power ao som dos Beatles e dos Rolling Stones, e que ganha, de forma inesperada, uma nova e mágica força no momento em que Lennon declara drasticamente: o sonho acabou”.

O escritor e jornalista Caio Fernando Abreu nasceu em Santiago do Boqueirão, RS, em 1948. Formou-se em Letras e Artes Cênicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi um autor bastante premiado, tanto nacionalmente quanto internacionalmente. Suas obras foram traduzidas na França, Inglaterra, Holanda, Bélgica, Itália e Alemanha. Morreu em Porto Alegre, em 25 de fevereiro de 1996, aos 47 anos.

SERVIÇO:
O QUE: SOMOS + LITERATURA
QUANDO: 09/02 (sábado) 10 horas.
ONDE: Sede do SOMOS – Rua dos Andradas, 1560, 6º Andar.

Confirme a sua presença no EVENTO.

Siga o Alguém Avisa nos perfis oficiais no Twitter, no Facebook e no Instagram.