CONHEÇA A REDE NACIONAL DE OPERADORES DE SEGURANÇA PÚBLICA PARA LGBTQIA+

A RENOSP-LGBTI é atualmente a livre associação de diversos agentes LGBTI que trabalham nas diversas instituições da segurança pública, criada com vistas ao enfrentamento da LGBTIfobia no país e a garantia da livre orientação sexual e identidade de gênero, no âmbito da Segurança Pública.

Seu surgimento foi decorrência do II Seminário Nacional de Segurança Pública sem Homofobia (II SENASEP), realizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e Ministério da Justiça (MJ), através do Grupo de Trabalho de Combate à Homofobia (GTCH), realizado no Rio de Janeiro, no ano de 2010, que aconteceu concomitantemente com o I Encontro Nacional de Operadores de Segurança Pública LGBT’s, também promovido pela SENASP.

Desse primeiro encontro em 2010 foram nomeados o Coordenador Nacional e os Coordenadores Estaduais (com representatividade nos seguintes estados: Acre, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe). Desde então a RENOSP vem sendo direcionada para sua criação oficial que inicialmente se daria pela Publicação Oficial de uma Portaria do Ministério da Justiça, conforme acordado no II SENASEP, porém tal publicação nunca aconteceu, o que não impediu que a RENOSP continuasse se organizando, crescendo e se articulando.

Durante esses oito anos a RENOSP vem enfrentando e vencendo uma série de obstáculos para sua estruturação, a falta de apoio governamental, a baixa adesão dos operadores LGBTI por medo de retaliação institucional, dificuldades logísticas em decorrência da abrangência nacional de seus associados e falta de recursos financeiros para a realização de seus projetos. Ainda assim, diante de tantos desafios, em 2018 foi iniciada uma reestruturação da proposta e decidido dotar a RENOSP-LGBTI de personalidade jurídica, tornando-a uma Associação Sem Fins Lucrativos meta que pretende ser atingida ainda no ano de 2018 através de um estatuto que está em construção.

Atualmente a RENOSP possui representatividade em diversos estados brasileiros, tendo membros de diversas forças, tais como:

PMDF – PMSE – PMPE – PMPR – PMMT – PMES – PMSP – PMTO – PMRJ – CBMDF – CBMMG – PCDF – PCSE – PCPB – PCSC – PCGO – PCAL – PJC MT –  AGEPEN MT – GM/RJ – GM/Fortaleza – GM/SE – GM/MG – ISP RJ – Marinha do Brasil – Força Aérea.

No entanto, a RENOSP-LGBTI vê a urgência de estruturar-se como Instituição e, a partir daí, buscar associados de todas as forças de segurança pública em todos os estados brasileiros a fim de dar representatividade e abrangência às ações da rede. Para isso contamos com o apoio dos diversos órgãos que atuam na garantia dos direitos das pessoas LGBTI e com nosso trabalho e interesse em fazer da RENOSP-LGBTI um grupo atuante e relevante no combate à LGBTIfobia e promoção de uma Segurança pública que pense as questões relacionadas à população LGBTI como um todo.

Que tem a missão de Representar os operadores de segurança pública LGBTI e as questões relacionadas a segurança pública para esta população em todo território nacional, em todas as esferas e instâncias do poder público Federal, Estaducal e Municipal, que deverá ser consultada junto aos aparelhos públicos e privados, bem como ONGs e demais coletivos na busca por ações, direitos, cidadania e políticas públicas para esta população.

E o objetivo principal de organizar sem qualquer forma de discriminação, o maior número de pessoas para defender a liberdade de Gênero, Orientação e Prática sexual de todo e qualquer indivíduo, prioritariamente Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Mulheres Transexuais, Homens Trans e pessoas Intersexo, com o objetivo de promoção da cidadania e afirmação de direitos destas pessoas, construção de novos direitos e assessoria direta em assuntos de interesse suplementar de promoção da ética, cidadania dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais.

Fique por dentro do que acontece na RENOSP e siga também o grupo nas redes sociais.

Siga o Alguém Avisa nos perfis oficiais no Twitter, no Facebook e no Instagram.