EVENTO ‘UM OLHAR FEMINISTA SOBRE OS RETROCESSOS POLÍTICOS’ ENCERRA INSCRIÇÕES

No dia 18/10/2018, quinta-feira, a Linha de Pesquisa Teoria Política, Democracia e Participa, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política vai realizar o Painel Um olhar feminista sobre os retrocessos políticos na América Latina, o evento terá a presença das pesquisadoras Dra. Lilian Celiberti (Coletivo Cotidiano Mujer/Uruguai) e Dra, Rosangela Schulz (UFpel).
A mesa será promovida no mini-auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS com entrada franca, mas devido a alta procura, já está com as inscrições encerradas. A produção está tentando organizar uma transmissão ao vivo, para os interessados, fiquem de olho no EVENTO.

SERVIÇO:
Data: 18/10/2018
Horário: 19h
Local: MULTIMEIOS

Sobre Lilian Celiberti
Uruguaia, Lilián foi militante estudantil na década de 1970 e enfrentou a ditadura militar no país dela e no Brasil. Em 1978, aos 22 anos, foi presa com o companheiro e os dois filhos em Porto Alegre, no episódio conhecido como “o sequestro dos uruguaios”. À época, o fato foi denunciado pela imprensa, revelando as faces da Operação Condor, uma ação conjunta dos regimes ditatoriais latino-americanos para reprimir opositores. Lilián viveu na clandestinidade, perdeu amigos para a intolerância do Estado, mas manteve firme a perspectiva transformadora. “Eu não creio em heroicidade”, diz, questionada sobre o que a trajetória de mulheres que enfrentaram os anos de chumbo pode representar. “Creio nas construções coletivas.” Para ela, cada geração, em seu momento histórico, encontra formas de resistência. “Há algo nas humanas e nos humanos de aspiração à liberdade que é mais forte que o autoritarismo”, afirma. “Em algum momento, aparecem os caminhos para resistir.” (https://believe.earth/pt-br/lilian-celiberti-voz-feminismo-plural/).

Alguns dos seus trabalhos:

– CELIBERTI, Lilian. Meu quarto, minha cela. L & PM Ed., 1989.
– CELIBERTI, Lilian. Atores, práticas e discursos da participação. Os sentidos da democracia e da participação. São Paulo: Instituto Polis, p. 51-58, 2005.
– CELIBERTI, Lilian; VARGAS, Virginia. Feminists at the World Social Forum: challenges for a new political culture. Revista Estudos Feministas, v. 11, n. 2, p. 586-598, 2003.
– CELIBERTI, Lilian. El movimiento feminista y los nuevos espacios regionales y globales. JELÍN, Elizabeth. Más allá de la nación: las escalas múltiples de los movimientos sociales. Buenos Aires, Argentina: Editora Libros del Zorzal, p. 276-94, 2003.

Sobre Rosangela Schulz
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Democracia e Representação, atuando principalmente nos seguintes temas: mulheres, representação feminina, pelotas, gênero e representação política. Formação acadêmica
Doutorado em Ciência Política (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2003), Mestrado em Ciência Política (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1996), Graduação em História (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1988)
Áreas de atuação: Democracia e Representação, Estado e sociedade civil, Teoria Social e Gênero e desigualdades,

Alguns dos seus trabalhos:

– SCHULZ, Rosângela. A crise de representação e o espaço da mídia na política. Cadernos de Ciências Humanas-Especiaria, v. 9, n. 15, p. 199-224, 2006.
– SCHULZ, Rosangela; WIENKE, Felipe Franz. O combate à injustiça racial à luz do princípio da igualdade: o caso do sistema de cotas no Brasil. Revista TOMO, n. 20, p. 87-105, 2012.
– SCHULZ, Rosângela. A crise de representação e o espaço da mídia na política. Cadernos de Ciências Humanas-Especiaria, v. 9, n. 15, p. 199-224, 2006.
– SCHULZ, Rosangela Marione; RODRIGUES, Dieni Oliveira; MENDES, Ana Cristina Lubke. A atuação feminina nos Conselhos da Mulher: um estudo dos Conselhos de Pelotas e de Santa Cruz do Sul/RS. Revista Debates, v. 7, n. 3, p. 149-168, 2013.

Siga o 
Alguém Avisa nos perfis oficiais no Twitter, no Facebook e no Instagram.