PRIMEIRA DEPUTADA TRANSGÊNERO É ELEITA EM SÃO PAULO

 

A candidata Erica Malunguinho da Silva, do PSOL, foi eleita no último domingo (7) deputada estadual por São Paulo. É a primeira vez que uma pessoa transgênera consegue uma vaga na Assembleia Legislativa Paulista – em mais de 180 anos de existência da Casa. Erica obteve pouco mais de 54,4 mil votos com 98,28% das seções apuradas, o que já garantiu matematicamente sua eleição.

Mulher, trans, negra, natural de Pernambuco, Erica é mestra em estética e história da arte pela USP e criadora da Aparelha Luzia, um quilombo urbano, espaço para fomentar produções artísticas e intelectuais na capital paulista. Ela também atua na área de educação, voltada para a capacitação professores da rede pública e privada.

Em sua proposta, Erica disse que pretende incentivar o turismo social em quilombos e territórios indígenas como estratégia de combate ao racismo, proteção, visibilidade e economia sustentável. Trabalhar na questão dos direitos estruturais à população trans, aprimorar dispositivos de inclusão no mercado de trabalho.

Deseja, ainda, apoiar iniciativas de amparo aos moradores de rua e revisão de programas habitacionais. Defende um acolhimento humanizado em hospitais e delegacias para mulheres vítimas de violência sexual, e quer lutar pela garantia da humanização no atendimento das mulheres em situação de aborto.

Outras sete mulheres trans e travestis concorreram aos cargos de deputada estadual e federal. Com perfis e propostas diferentes, elas entraram na disputa na tentativa de ampliar a diversidade e representatividade do legislativo.

Fonte: SuperPride

Siga o Alguém Avisa nos perfis oficiais no Twitter, no Facebook e no Instagram.
Posted Under