PARADA LIVRE DE PORTO ALEGRE LANÇA MANIFESTO: ‘QUAL O TEU PRIVILÉGIO’?

Nesta edição da Parada Livre, estamos trazendo para o debate político o slogan: “Qual o teu Privilégio?”. O evento que acontece no dia 18 de novembro, propõe refletir sobre as muitas vivências, que dizem respeito a cor de nossas peles, aos nossos corpos fora ou dentro dos padrões, ao quanto ganhamos, ao que acessamos de educação e saúde, com quem ficamos, onde moramos, e nas facilidades ou dificuldades de nos locomovermos pela cidade. Estas condições fazem com que algumas pessoas tenham privilégios, enquanto outros passem por situações de preconceito e de discriminação em maior ou menor grau. Esses marcadores, assim como os seus significados práticos, saem do armário no dia a dia, hierarquizando direitos e revelando a condição social das pessoas frente ao mundo. 

Para a população LGBT+, esses marcadores geram impactos drásticos em suas vidas, pois a sexualidade e a identidade de gênero são delimitadores morais historicamente estigmatizantes, que violentam seus corpos de inúmeras maneiras. Numa sociedade racista, classista, machista, aidsfóbica, capacitista, sexista, privatista, é de nossa responsabilidade criticar essa dinâmica social, que produz e reproduz exclusões, dentro do movimento LGBT+, assim como na sociedade civil.

Estes privilégios reafirmam uma sociedade hierárquica que, no atual momento histórico-político, vem se agravando de forma preocupante. As mortes de jovens negras e negros, de mulheres, de pessoas trans e travestis, lésbicas, bissexuais e gays e de pessoas que habitam as periferias, tal como o aumento do encarceramento destas populações têm nos alarmado sobre a vulnerabilidade e o aumento de ódio. Lembramos, aqui, da luta da vereadora negra e bissexual Marielle Franco, que denunciava todas essas violências, e que a tentativa de silenciamento de sua voz através de seu assassinato só expõe o quanto vivemos num país classista, racista, machista, preconceituoso e discriminatório com pessoas LGBT+.

Assim, a 22º Parada Livre de Porto Alegre propõe tornar-se mais significativa e inclusiva, pois nosso compromisso é com a superação dessas realidades. A necessidade de destacar um diálogo com todos os espaços LGBT+ motivaram as diversas entidades, que estão à frente da 22º Parada Livre, a trazer o debate do privilégio para a cena pública, para o enfrentamento e superação das nossas realidades.

A Parada Livre é um dos maiores eventos políticos da cidade de Porto Alegre e, historicamente, vem demarcando um espaço de visibilidade e disputa por reconhecimento de cidadania, superando os limites dos muros da capital, influenciando a criação de outras paradas em inúmeras cidades gaúchas. A legitimidade conquistada pela Parada Livre junto à sociedade e, principalmente, à comunidade LGBT+, também traz a motivação e responsabilidade para que questionamentos sejam feitos para a sociedade, mas também para a comunidade LGBT+. Buscando o debate e o enfrentamento dos privilégios que vem se sustentando as custas de alguns corpos.

É com nossa alegria, força, ousadia, transgressão e atitude que, no dia 18 de novembro, mais um ano a Parada Livre estará nas ruas para combater os retrocessos que estamos vivendo na sociedade brasileira e avançar no reconhecimento de nossos direitos!

Você está convidada a participar desta luta!!

Nuances – Grupo pela diversidade sexual, Somos – Comunicação, Saúde e Sexualidade, Igualdade – Associação de Travestis e Transexuais do Rio Grande do Sul, CRDH – Centro de Referência em Direitos Humanos, Liga Brasileira de Lésbicas, ONG Outra Visão, Juntos LGBT, Coletivo Amora, Rede Nacional de Adolescentes e Jovens vivendo com HIV AIDS, Bloco da Diversidade, Neggoz, Centro Acadêmico de Estudantes de Saúde Coletiva – CAESC/UFRGS, NUPSEX – Núcleo de Pesquisa em Sexualidade e Relações de Gênero, Mães pela Diversidade, Homens Trans em Ação, Coletivo Feminino Plural, SAJU – G8-Generalizando, Escoteiros do Brasil – Região Escoteira do Rio Grande do Sul

Siga o Alguém Avisa nos perfis oficiais no Twitter, no Facebook e no Instagram.