COLETIVO ‘HOMENS TRANS EM AÇÃO’ EXPLICA COMO SOLICITAR A TROCA DE NOME

O coletivo “HTA: Homens Trans em Ação” nasceu em janeiro de 2017. Sua missão é na atuação educativa e social de dar visibilidade as pautas e demandas dos homens trans, promovendo ações de formação tanto sobre homens trans para população em geral (com foco em servidores/as da saúde, educação, e serviços públicos) bem como formação para os homens trans sobre seus direitos, recursos de saúde, políticas públicas disponíveis, etc. Também promovemos a interação social entre os homens trans formando redes de apoio.

Recentemente, o coletivo disponibilizou um documento que você pode acessar AQUI que explica tudo o que é necessário para trocar seu nome no cartório. O material é organizado pelo Julio Knach e tem aquele toque especial do designer Caio Ramos. 

Sobre o que trata esse provimento?
O provimento fala sobre a alteração de prenome e gênero de pessoas trans na certidão de nascimento e casamento diretamente no cartório de registros públicos. É possível retificar somente o nome, somente o gênero, ou os dois ao mesmo tempo. Não é possível adicionar, excluir ou alterar o sobrenome. A alteração pode ser feita nos Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais. Pode ser na cidade em que a pessoa foi registrada quando nasceu, ou em cartório de outra cidade. Nesse último caso, o pedido vai ser encaminhado até o cartório originário por um valor “extra” a ser determinado pelo Cartório.

Leia o material completo AQUI.

Siga o Alguém Avisa nos perfis oficiais no Twitter, no Facebook e no Instagram.