CONFIRA O CURSO ‘QUER PERDER O MEDO DE FALAR SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE’ DA FAMECOS

Quer perder o medo de falar sobre gênero e sexualidade? A segunda edição do curso de extensão oferecido pela Famecos/PUCRS será ministrada pelos jornalistas Gabriel Galli e Bárbara Arena, membros da Freeda. No curso serão trabalhados conceitos sobre gênero e sexualidade, demandas e história dos movimentos LGBT, importância da interseccionalidade, mídia e diversidade, produção de conteúdo inclusivo e antidiscriminatório. 

OBJETIVO

Colaborar na formação de estudantes e profissionais para a compreensão e aplicação de conceitos sobre diversidade sexual, gênero e direitos humanos. Qualificar profissionais para tratar mulheres e população LGBT com respeito em textos de mídia e colaborar para enriquecer o debate público sobre gênero e diversidade sexual. Refletir sobre a relação da imprensa com o reforço de discursos que contribuem para manter estereótipos sobre mulheres e LGBTs.

PÚBLICO-ALVO

Estudantes e profissionais de jornalismo, publicidade, relações públicas, cinema, história, sociologia, filosofia, psicologia, pedagogia e demais interessados nas relações da mídia com as questões de diversidade sexual e de gênero.

  • Prof. Me. Gabriel Galli Arevalo
    Jornalista graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Mestre em Comunicação Social pela mesma universidade. Co-fundador do grupo Freeda – Espaços de Diversidade, que trabalha com qualificação e certificação de estabelecimentos para o respeito à diversidade sexual e de gênero. Diretor geral do grupo SOMOS – Comunicação, Saúde e Sexualidade, ONG voltada à discussão sobre direitos sexuais e reprodutivos. É membro titular do Conselho Municipal de Direitos Humanos de Porto Alegre. Pesquisa modelos alternativos de financiamento do jornalismo na internet, cultura digital e movimentos sociais. Tem atuação profissional focada em comunicação do terceiro setor, coordenou a comunicação de projetos de prevenção ao HIV/aids, direitos humanos e inclusão digital. Contribuiu como jornalista para veículos como G1, Globo.com, Folha de S. Paulo, Canal Rural e Canal Futura.
  • Profa. Esp. Bárbara Winckler Arena
    Mestranda em Design na Unisinos, e bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011). Trabalha há 13 anos com design e desenvolvimento de produtos digitais. Tem atuação profissional focada em experiência do usuário e processos ágeis de desenvolvimento. Pesquisa processos imersivos de codesign e design para inovação social. Co-fundadora da Freeda – Espaços de Diversidade, iniciativa que visa promover espaços seguros e inclusivos para mulheres e população LGBT através da qualificação de estabelecimentos e da promoção de ações sobre a temática.

Mais informações sobre inscrições e valores no site: http://bit.ly/cursoPUCRS

Siga o Alguém Avisa nos perfis oficiais no Twitter, no Facebook e no Instagram.