CASA BAKA APRESENTA A OFICINA ‘A PERFORMANCE COMO EXPERIÊNCIA TRANSFEMINISTA DO CORPO’

A performer Élle de Bernardini oferece uma oficina que propõe a investigação da teoria filosófica Queer, sobretudo do filósofo espanhol, Paul Beatriz Preciado, em práticas transfeministas de (re)significação dos corpos na esfera da normatividade em que vivemos. A Oficina busca utilizar das teorias transmutada em exercícios que visam a desconstrução da noção binária, para expandir a compreensão de corpo para além das normas de gênero impostas pelo pensamento biológico-heteronormativo. 

O transfeminismo surge como uma corrente crítica do feminismo que excluía os corpos transexuais do discurso por considerar os fatores biológicos como os únicos marcadores de gênero. Deste modo o feminismo era uma corrente para àquelas mulheres nascidas com vagina e útero, e também para aqueles homens nascidos com pênis e próstata. Deste modo, não acolhia mulheres trans e homens trans nos espaços e nos discursos, e tinha problemas com a comunidade LGB. Transfeminismo é tanto uma práxis como uma filosofia de gênero, nascida do feminismo, mas também uma crítica a este. 

Público-alvo:
Todas as pessoas maiores de 18 anos, que tenham interesse em práticas do corpo, como teatro, performance e dança. 
Data e local: dias 05 e 06 de julho, das 19h às 21h, na Casa Baka (República, 139). 

** Valor: R$: 60,00. 
Inscrições: Pelo SYMPLA (https://www.sympla.com.br/a-performance-como-experiencia-transfeminista-do-corpo__301708)
Ou pela Secretaria da Casa Baka:
casabaka.secretaria@gmail.com | (51) 3226-3052

Sobre Élle:
Élle de Bernardini (1991, Brasil), é uma performer, artista visual, bailarina clássica que estudou na Royal Academy of Dance de Londres, e foi aluna dos mestres de Butô, Yoshito Ohno e Tadashi Endo. Graduanda de Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria. Desenvolve sua pesquisa visual, corporal e textual a respeito das intersecções de gênero; filosofia da sexualidade; transfeminismo; e políticas de biopoder. 

Defini-se como uma pessoa trans de gênero não-binário. Já participou de exposições e apresentou suas performances em locais como: Tower of London, Londres (2012), MARGS, Porto Alegre (2015), Memorial da America Latina, São Paulo (2015), Planetário da Gávea, Rio de Janeiro (2014), Santander Cultural, Porto Alegre (2017), Espaço MausHábitos, Portugal (2015), Sesc-Santos, São Paulo (2017), Galeria Península (2018), Ieavi, Fotogaleria Virgilio Callegar, Porto Alegre (2016), MAC-RS, Porto Alegre (2017). Suas obras estão nas coleções dos museus: MARGS, MAC-RS, MASM, e Coleção Performatus de Paulo Aureliano da Mata e Tales Frey.

Siga o Alguém Avisa nos perfis oficiais no Twitter, no Facebook e no Instagram.